MONITORIA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DO ENSINO NAS UNIVERSIDADES
Resumo
este projeto objetiva contribuir com a diminuição dos índices de evasão e retenção da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul-PR. Através da planilha de registro foi possível identificar o número de alunos matriculados nos componentes curriculares objeto da monitoria e o quantitativo estimado de estudantes atendidos pelos monitores ao longo da execução do projeto. No CCR FV, tiveram 46 matrículas, com 21,74 % de alunos participantes da monitoria, no qual 60 % dos participantes foram aprovados e 40 % reprovaram. No CCR EA, houve baixo índice de participação em monitoria com 5 %, com aprovação de todos os participantes. Em SE, os momentos de monitoria aconteciam concomitante às aulas práticas, uma vez que os monitores também eram acadêmicos da disciplina. O CCR TL com 48 alunos matriculados, somente 20,83 % frequentaram a monitoria,com aprovação de 50 % dos participantes. O CCR BC com 51 matriculados, participaram 17, 64 % dos alunos na monitoria, com aprovação de 44, 44 % dos participantes. Embora, os números expressarem baixa participação dos acadêmicos, apresentando participação abaixo dos 22%, durante os períodos de aulas práticas dos componentes, os alunos procuravam os monitores para sanar as dúvidas, dados estes que não são computados, mas que na prática mostram um melhor desempenho dos mesmos durante os momentos de realização das aulas práticas dos CCRs.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.