MONITORIA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DO ENSINO NAS UNIVERSIDADES

  • ISAIAS LUIS LEAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

este projeto objetiva contribuir com a diminuição dos índices de evasão e retenção da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus  Laranjeiras do Sul-PR. Através da planilha de registro foi possível identificar o número de alunos matriculados nos componentes curriculares objeto da monitoria e o quantitativo estimado de estudantes atendidos pelos monitores ao longo da execução do projeto. No CCR FV, tiveram 46 matrículas, com 21,74 % de alunos participantes da monitoria, no qual 60 % dos participantes foram aprovados e 40 % reprovaram. No CCR EA, houve baixo índice de participação em monitoria com 5 %, com aprovação de todos os participantes. Em SE, os momentos de monitoria aconteciam concomitante às aulas práticas, uma vez que os monitores também eram acadêmicos da disciplina. O CCR TL com 48 alunos matriculados, somente 20,83 % frequentaram a monitoria,com aprovação de 50 % dos participantes. O CCR BC com 51 matriculados, participaram 17, 64 % dos alunos na monitoria, com aprovação de 44, 44 % dos participantes. Embora, os números expressarem baixa participação dos acadêmicos, apresentando participação abaixo dos 22%, durante os períodos de aulas práticas dos componentes, os alunos procuravam os monitores para sanar as dúvidas, dados estes que não são computados, mas que na prática mostram um melhor desempenho dos mesmos durante os momentos de realização das aulas práticas dos CCRs.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino