O DIREITO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

  • Juliana Angélica Kivel Faculdade Iguaçu/Capanema-PR
  • Alessandra da Silva, Mestre em Ensino de Física Faculdade Iguaçu/Capanema-PR

Resumo

A deficiência auditiva, bem como a inclusão, é um assunto muito debatido na sociedade atual sendo destacado três níveis: leve, moderada e profunda, com dois tipos de causas: a congênita e adquirida. É de extrema importância a linguagem na escolarização e o professor deve estar atento às dificuldades de seus alunos que demonstram falhas auditivas, podendo mediar esse processo informando os sinais percebidos durante o seu desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem, para que o mesmo receba o apoio adequado de profissionais habilitados. Técnicas em sala de aula são importantes para o desenvolvimento do aluno com necessidades específicas, trazendo benefícios a todos, fazendo-os refletir sobre a inclusão escolar. Faz-se necessário pensar nesse processo para a educação dos surdos, todo o seu histórico de rejeição e a evolução dos direitos relacionados às pessoas com deficiência auditiva. Além do método oralista, é impreterível que haja o estudo da Língua Brasileira de Sinais, existindo hoje movimentos que apoiam essa causa, para que o mesmo possa se comunicar de maneira plena, e ser compreendido pela sociedade. Ainda nos tempos atuais há preconceito com o ensino de Libras, mas a inclusão é direito de todo o cidadão com deficiência, e os órgãos competentes devem oportunizar apoio em todos os níveis de ensino, sendo com intérpretes, metodologias que promovam a inclusão, avaliações adaptadas, maior tempo para a realização de atividades, formação continuada aos professores que trabalham com alunos com necessidades educacionais específicas, trabalhando em conjunto aluno, família, escola e todos os demais órgãos envolvidos, tornando a aprendizagem realmente significativa.

Biografia do Autor

Alessandra da Silva, Mestre em Ensino de Física, Faculdade Iguaçu/Capanema-PR

Licenciada em Física - UFFS campus Realeza, Licenciada em Pedagogica - UNINTER, Mestre em Ensino de Física - UTFPR - campus Medianeira

Publicado
15-08-2019
Seção
Campus Realeza - Comunidade Regional