O Ensino de História dentro das Perspectivas dos Museus

  • Vitória Ferreira Bandeira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Laíza Marchiori Saraiva

Resumo

Visto que ao longo da prática docente é possível encontrar diversos obstáculos dentro da questão de ensino-aprendizagem, esse presente trabalho tem como principal objetivo dar ênfase na abordagem e utilização dos museus dentro do ensino de História e pensar criticamente sobre o modo didático tradicional aplicado em inúmeras escolas do nosso país. Sendo assim, a pesquisa se concretizou através de uma visitação comtemplada pelas discentes, em um museu localizado no estado de São Paulo, que é conhecido como Museu da Resistência por retratar o período histórico da Ditadura Militar no Brasil. Além disso, o trabalho fez a utilização de livros que contemplam a relação entre ensino de História e utilização de museus para dar maior embasamento referencial à pesquisa, também foram estabelecidos quesitos que tornam possíveis, diante das visões das discentes, tais abordagens em sala de aula e suas práticas. Demonstrando e tecendo reflexões sobre esses ambientes que se encontram fora do caminho institucionalizado da sala de aula com o intuito de relacionar tempos históricos com o tempo presente, provocar e estimular a busca pelo processo de conhecimento de discentes fora de sala de aula, tornando-se uma rica ferramenta dentro da prática pedagógica do ensino de História. Através de um espaço incomum a ser utilizado como forma de ensino, uma vez que, ao contrário do que é pensado por grande parte da sociedade brasileira, os museus remetem a diversas formas de conhecimentos e demonstram contextos históricos aos quais esta mesma sociedade está inserida, sendo esse o caso do museu visitado e tido como principal objeto de estudo.

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino