ADAMASTOR - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE JOGOS LITERÁRIOS
UMA INTERAÇÃO ENTRE ADMIRADOR E NARRATIVA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar os processos desenvolvidos no decorrer do projeto de extensão “Adamastor - Laboratório de Criação de Jogos Literários”, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS -, Campus Realeza, realizado nos anos de 2018 e 2019, em encontros semanais. As atividades propostas pelo projeto envolvem a criação de dois jogos literários de tabuleiro: um baseado no romance O cortiço, do escritor Aluísio Azevedo, e que leva o mesmo nome, e o outro em alguns contos selecionados do escritor Machado de Assis, como, por exemplo, “A Causa Secreta”, “Uns Braços”, “O Espelho” e “Entre Santos”, denominado Rua do Ouvidor. Desse modo, criam-se, no projeto, diferentes tipos de jogos a partir de obras literárias, proporcionando um contato distinto com textos e autores consagrados da literatura brasileira. As ações desenvolvidas compreendem a participação de alunos voluntários, sob orientação do professor coordenador, que, com base na leitura das obras literárias, buscam criar uma adaptação que possibilite a interação entre texto-leitor. Amplia-se assim o contato dos leitores com as narrativas, ao encontro do que preconiza Linda Hutcheon em Uma teoria da adaptação (2013), que vê a adaptação como uma extensão de possibilidades na relação entre admirador e obra, partindo do apenas contar, para também o mostrar e o interagir. Nesse sentido, o projeto Adamastor é responsável por criar materiais de caráter lúdico e de entretenimento, além de se caracterizarem como instrumentos didático-pedagógicos para serem utilizados tanto em sala de aula como fora dela, proporcionando uma revisitação às obras literárias, sob um novo formato.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.