CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LINGUAGEM
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS
Resumo
Resumo: Este trabalho volta-se para a investigação da linguagem, entendida como uma forma de ação social. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é propiciar o desenvolvimento da leitura e da escrita em um contexto escolar específico: uma Turma de Reforço de uma escola da rede pública do interior do Rio Grande do Sul. Para isso, tem-se como base teórica os fundamentos do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD) dos estudos da linguagem, os quais pautam-se, sobretudo, em Bronckart (1999, 2006). Sob esse viés, a linguagem é entendida como uma forma de ação socialmente contextualizada. Desse modo, ao ser utilizada em diferentes contextos, por diversos actantes, com objetivos definidos, é concebida como uma atividade social, uma ação humana. Esse modo de entender a linguagem pressupõe um trabalho educacional cujo foco seja o desenvolvimento de habilidades discursivas, e, em vista disso, prevê uma prática que se oponha a um ensino tradicional de língua materna. Assim, os procedimentos metodológicos voltados para as atividades de desenvolvimento da linguagem centram-se, em especial, no processo de internalização de gêneros textuais (VYGOTSKY, 1988, 1989; SCHNEUWLY, 2004). Baseando-se nessa perspectiva, trabalha-se com o gênero conto de detetive, instrumento utilizado para promover o desenvolvimento linguístico dos sujeitos com dificuldade de aprendizagem na área da linguagem. Nesse ínterim, foram organizadas oficinas em que se trabalharam as características do gênero, a saber: conteúdo temático, tipos de discurso, sequência narrativa e posicionamento enunciativo (BRONCKART, 1999, 2006). A partir do trabalho com o gênero conto, pretende-se observar se houve desenvolvimento da escrita nos diferentes sujeitos envolvidos. Os resultados preliminares apontam para o fato de que a participação nas oficinas está sendo positiva, uma vez que é possível observar desenvolvimento de habilidades de linguagem, sobretudo de ler, nos sujeitos. Com isso, essa intervenção, ao promover a interação entre universidade e escola, busca auxiliar a realidade escolar, propiciando um contexto de desenvolvimento de habilidades discursivas nas crianças envolvidas na pesquisa.
Copyright (c) 2019 Luciane Mumbach, Hilary Lima Maciel, Hilary Lima Maciel, Mônica Vorpagel, Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Cleusa Inês Ziesmann, Jeize de Fátima Batista
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.