CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LINGUAGEM

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS

  • Luciane Mumbach Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Hilary Lima Maciel
  • Hilary Lima Maciel
  • Mônica Vorpagel
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves
  • Cleusa Inês Ziesmann
  • Jeize de Fátima Batista

Resumo

Resumo: Este trabalho volta-se para a investigação da linguagem, entendida como uma forma de ação social. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é propiciar o desenvolvimento da leitura e da escrita em um contexto escolar específico: uma Turma de Reforço de uma escola da rede pública do interior do Rio Grande do Sul. Para isso, tem-se como base teórica os fundamentos do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD) dos estudos da linguagem, os quais pautam-se, sobretudo, em Bronckart (1999, 2006). Sob esse viés, a linguagem é entendida como uma forma de ação socialmente contextualizada. Desse modo, ao ser utilizada em diferentes contextos, por diversos actantes, com objetivos definidos, é concebida como uma atividade social, uma ação humana. Esse modo de entender a linguagem pressupõe um trabalho educacional cujo foco seja o desenvolvimento de habilidades discursivas, e, em vista disso, prevê uma prática que se oponha a um ensino tradicional de língua materna. Assim, os procedimentos metodológicos voltados para as atividades de desenvolvimento da linguagem centram-se, em especial, no processo de internalização de gêneros textuais (VYGOTSKY, 1988, 1989; SCHNEUWLY, 2004). Baseando-se nessa perspectiva, trabalha-se com o gênero conto de detetive, instrumento utilizado para promover o desenvolvimento linguístico dos sujeitos com dificuldade de aprendizagem na área da linguagem. Nesse ínterim, foram organizadas oficinas em que se trabalharam as características do gênero, a saber: conteúdo temático, tipos de discurso, sequência narrativa e posicionamento enunciativo (BRONCKART, 1999, 2006). A partir do trabalho com o gênero conto, pretende-se observar se houve desenvolvimento da escrita nos diferentes sujeitos envolvidos. Os resultados preliminares apontam para o fato de que a participação nas oficinas está sendo positiva, uma vez que é possível observar desenvolvimento de habilidades de linguagem, sobretudo de ler, nos sujeitos. Com isso, essa intervenção, ao promover a interação entre universidade e escola, busca auxiliar a realidade escolar, propiciando um contexto de desenvolvimento de habilidades discursivas nas crianças envolvidas na pesquisa.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura