PROJETOS DE EDUCAÇÃO SONORA PARA APRENDIZAGEM DE AMBIÊNCIA ACÚSTICA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFFS

  • Marcela Alvares Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Eduardo Silva
  • Júlia Prando
  • Marta Arnold
  • Leando Olívio

Resumo

O ensino de ambiência acústica na graduação em Arquitetura e Urbanismo apenas em componentes curriculares teóricas não são suficientes para a apreensão da complexidade inerente ao tema. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição a articulação de atividades de educação sonora em ensino, pesquisa, extensão e cultura para a apreensão dos conceitos de ambiência acústica. Para tanto, são relatadas as atividades didático-pedagógicas de educação sonora desenvolvidas na componente curricular Ambiência Acústica do curso de Arquitetura e Urbanismo, integradas a projetos de pesquisa, extensão e cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim (RS). Os resultados são apresentados em termos dos projetos propostos para a Campanha de Educação Sonora de Erechim para o ano de 2019. Para tanto, foram realizadas sessões de co-criação a partir da Oficina “Em busca dos sons perdidos” com os discentes da componente curricular Ambiência Acústica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, sob o acompanhamento do projeto de tutoria acadêmica “Práticas de ensino-aprendizagem de ambiência acústica com ênfase em projetos de educação sonora”. O processo de co-criação para o desenvolvimento desta oficina envolveu sessões de ideação com os discentes para a proposição das atividades da Campanha 2019 de Educação sonora em Erechim. Utilizando como referência o tema do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído “Sua audição merece atenção, cuide dela com o coração”, a oficina propõe atividades para público-alvo de diferentes gerações, isto é, crianças, adolescentes, universitários e idosos, em atividades de: Hora do Conto, Oficina Sonora, Manifesto do Silêncio e Jogos de Barulhar, respectivamente. Como resultados, destacam-se no primeiro semestre de 2019, a execução de dois projetos de educação sonora: Manifesto do Silêncio e Oficina Sonora. O Manifesto do Silêncio caracteriza-se como uma atividade típica do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Na edição de 2019, a equipe da tutoria promoveu uma performance de rua em zonas de saturação sonora na cidade de Erechim, com a criação dos personagens Doutor Silêncio e Musa do Barulho. Já o Sarau de Poesia Sonora consiste numa oficina desenvolvida para composição de poesias sonoras para declamação em formato de sarau público. As poesias sonoras são composições coletivas, cujos participantes são convidados a experimentação sonora com instrumentos musicais tradicionais e alternativos, sons ambientais e sons corporais, a partir de um roteiro pré-estabelecido. Essa atividade foi selecionada para compor a programação de 2019 do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, representando a UFFS. De uma forma geral, observa-se que estes projetos desenvolvidos contribuem para a promoção de espaços coletivos de experiências em arte sonora como estratégia inovadora para educação sonora, incluindo a participação ativa de discentes de arquitetura e urbanismo. Portanto, as experiências relatadas ilustram potencialidades e desafios de práticas integradas de ensino, pesquisa, extensão e cultura na área de ambiência acústica para a formação profissional do arquiteto urbanista, concomitante a educação sonora da comunidade acadêmica e regional.

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino