CONFECÇÃO DE KITS DIDÁTICOS ENTOMOLÓGICOS EM RESINA E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO

  • Andressa Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Alessandra Rockenbach Mielke
  • Rafaela Barcelos da Rosa
  • Milton Norberto Strieder

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido durante o Componente Curricular Estágio Supervisionado II – Educação Não-Formal presente na matriz curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O componente constitui-se a partir da compreensão do atual contexto no ensino de Ciências e Biologia na educação básica, no qual os estudantes estão cada vez menos interessados em aulas expositivas dialogadas evidenciando um cenário onde novas metodologias tornam-se uma ferramenta essencial visando aprimorar a qualidade do ensino. Prefere-se cada vez mais o ensino teórico aliado a atividades práticas que enriquecem o currículo, pois facilitam o processo de ensino e aprendizado e tornam as aulas mais interativas favorecendo a relação entre os alunos e o/a professor(a). Reconhecendo isso, foram confeccionados dois kits entomológicos didáticos em resina, o trabalho foi feito basicamente em quatro etapas: coleta ativa, identificação dos insetos, preparação dos kits e realização de uma exposição dos mesmos no saguão do Bloco A, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo. Foi realizada a entrega de um kit para o Laboratório de Zoologia e outro para o Laboratório de Ensino e Aprendizagem I da UFFS, os quais serão utilizados nestes Laboratórios, visando principalmente seu uso em disciplinas dos cursos de Graduação e no Ensino de Ciências, assim como em atividades de estágio pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura da área das ciências da natureza. Os kits foram disponibilizados tanto para serem utilizados em atividades docentes na UFFS, campus Cerro Largo, quanto em escolas públicas da região. Por serem úteis na aplicação de uma metodologia inovadora, acreditamos que tais kits podem ser utilizados de forma diversa em sala de aula, e assim proporcionar uma maior interação dos alunos no ensino de Zoologia, tanto em aulas teóricas como em aulas práticas. Com este trabalho, foi possível ampliar os nossos conhecimentos sobre os insetos preparados, assim como sobre os processos utilizados na incrustação. Este processo de preparação de espécimes pode ser utilizado também com outros organismos biológicos (fauna e flora). Com a compreensão de tais processos torna-se possível ampliar a aplicação da técnica, ou seja, pode-se fazer a incrustação de folhas, flores, aranhas e outras espécies da biodiversidade local que podem facilitar a observação e compreensão de estruturas da morfologia externa, possibilitando um ensino contextualizado, significativo e interessante para despertar o olhar dos educandos para a diversidade e importância dos seres vivos, também em relação ecológica no ambiente.

Biografia do Autor

Andressa Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino