CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
Este resumo apresenta as reflexões produzidas a partir de uma pesquisa sobre a inclusão escolar no currículo do Curso Normal, em uma escola pública da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira determine que a formação para o exercício da docência seja obtida em nível superior, o Curso Normal é admitido como formação mínima para o professor lecionar em turmas da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Destaca-se nesse estudo a vigência no país de uma política nacional e legislação específica que preconiza a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas regulares e não mais em escolas especiais. O objetivo desse estudo é refletir sobre o processo de inclusão em relação à compreensão da importância desta entre os sujeitos que integram a escola. A metodologia utilizada para realizar este trabalho tem caráter qualitativo e utilizou-se de revisão bibliográfica e questionários com questões abertas aplicados à estudantes do Curso Normal. Os dados foram analisados considerando a Análise Textual Discursiva e chegou-se à seguinte categorização: a) a inclusão que exclui; b) o acolhimento e o respeito no processo de inclusão. A discussão destes dados indicam que os estudantes do Curso Normal têm vivenciado práticas pedagógicas nas escolas da educação básica e observam que o processo de inclusão escolar está em andamento nas escolas, porém as dificuldades são evidenciadas. Os resultados dessa pesquisa indicam a necessidade de incluir de forma mais eficaz estudos e discussões relacionadas à inclusão das crianças e adolescentes com deficiências no currículo do Curso Normal, a fim de que os/as futuros/as educadores/as apresentem preparo adequado para acolher e ensinar a estes alunos.
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