DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PRISIONAL

O OLHAR DO PROFESSOR

  • Jéssica Mara Brancalionee Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

Resumo

Este trabalho é o resultado parcial de pesquisa desenvolvida durante o
Trabalho de Conclusão de Curso, e surge da necessidade de conhecer as
dificuldades de aprendizagem de alunos da Penitenciária Agrícola de Chapecó na
compreensão dos professores do Ensino Fundamental e Médio do Centro de
Educação de Jovens e Adultos, da cidade de Chapecó/SC. A prática educativa ao se
desenvolver em determinado contexto, expressa relações socialmente
estabelecidas, sendo por ele determinada. Ao se desenvolver no ambiente prisional,
pode influenciar até mesmo no ensino e aprendizagem, porque os alunos levam
para dentro da sala de aula a sua própria condição de detento, tornando o ambiente
de ensino um espaço fechado, recortado e vigiado. Diante disso, surge a
problemática de quais as dificuldades de aprendizagem alunos do ensino prisional
apresentam. A dificuldade de aprendizagem neste trabalho não está ligada a
capacidade cognitiva do aluno, mas sim a causas educativas, tais como: a
metodologia utilizada pelo professor, o ambiente físico da sala de aula, motivos
relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida, entre outros. Partindo
dessa problemática, objetivou-se conhecer as compreensões dos professores do
CEJA que lecionam na PACH. Apresenta-se a pesquisa de caráter qualitativo, com
realização de entrevistas com dois professores que lecionam para alunos do Ensino
Fundamental e Ensino Médio cumprindo regime fechado de pena na PACH. Para a
análise das entrevistas se fez o diálogo entre as respostas dos professores e a
compreensão da autora em diálogo com o referencial teórico utilizado e estudiosos
especialistas e defensores da educação no ambiente prisional. Como resultado,
percebeu-se que de acordo com os professores que participaram da pesquisa os
alunos têm diversas dificuldades em sala, destacando-se a leitura e interpretação de
texto, sugerem como de extrema importância e urgência maior acesso a livros e
materiais pedagógicos, e destacam também a arquitetura da sala de aula como
limitador da aprendizagem, já que não há contato entre aluno e professor que ficam
separados por uma grade. Neste sentido, conclui-se que existem ainda muitas
dificuldades encontradas pela escola no ambiente prisional. Para tanto, a educação
inserida em tal ambiente precisa adequar suas metodologias para proporcionar uma
formação que contemple a realidade dos indivíduos, seja atrativa, e alcance seu
potencial transformador dessa realidade por vezes cruel.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa