POSSIBILIDADES DO USO DE NARRATIVAS
APRESENTAÇÃO DE UM ESTUDO DE CAMPO
Resumo
O presente escrito se dedica a apresentar alguns aspectos da pesquisa
que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em
Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. A
pesquisa aborda um assunto polêmico, curioso e ainda desconhecido; a temática da
educação escolar de jovens e adultos no sistema prisional, a partir das experiências
dos sujeitos envolvidos com o ensino na Penitenciária Industrial de Chapecó. Em
2016, a população carcerária brasileira atingiu a marca de 726.712 presos segundo
números apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça a representantes dos
tribunais brasileiros, levando em conta as 147.937 pessoas em prisão domiciliar. Tal
número coloca o Brasil entre os três países com a maior população carcerária do
mundo em números absolutos. A educação apresenta-se como um importante fator
de ressocialização, mas ainda é pouco discutida, sendo necessário ampliar o debate
sobre a questão no meio social e acadêmico. Diante disso, surge a problemática de
quais as experiências dos detentos, dos agentes penitenciários e dos professores
em relação a educação escolar na Penitenciária Industrial de Chapecó-SC. Partindo
dessa problemática, objetiva-se identificar as experiências dos detentos, dos
agentes penitenciários e dos professores em relação a educação escolar no
ambiente prisional. A proposta da investigação tem caráter qualitativo, e orienta-se
pelo enfoque descritivo-interpretativo, mediante pesquisa bibliográfica, documental e
pesquisa de campo, tendo como universo a ser pesquisado a escola no ambiente
prisional, cujo ensino fica a cargo do Centro de Educação de Jovens e Adultos na
Penitenciária Industrial de Chapecó. Os sujeitos que farão parte da recolha de dados
são os detentos, os agentes penitenciários e os professores. A recolha dos dados se
dará por meio de entrevistas narrativas, e os dados obtidos serão analisados sob o
viés da análise de discurso com base em Michel Foucault. As narrativas permitem ir
além da transmissão de informações ou conteúdo, fazendo com que a experiência
seja revelada, o que envolve aspectos fundamentais para compreensão tanto do
sujeito entrevistado individualmente, como do contexto em que está inserido.Conclui-se, que o estudo dos processos educacionais do sujeito em privação de
liberdade é relevante à medida que trata de vivências de seres humanos em
perspectiva específica de condicionamento institucional, e que por meio das
entrevistas narrativas dos sujeitos envolvidos com a educação prisional se ressaltará
e contextualizará suas vozes, muitas vezes inauditas, possibilitando o debate acerca
da educação em ambiente de privação de liberdade.
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