MONITORIA EM BOTÂNICA PARA COMPONENTES CURRICULARES DA AGRONOMIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Carla Maria Garlet de Pelegrin Universidade Federal da Fronteira Campus Cerro Largo
  • Elias Bremm
  • Nestor Bremm
  • Patrícia Borck Garcia
  • Felipe Gonçalves Estivil Bustos
  • Vander Kerkhoff Kerkhoff
  • Mardiore Tanara Pinheiro dos Santos

Resumo

A monitoria é uma atividade que busca a valorização teórico-prática do ensino, sendo compreendida como instrumento para sua melhoria através de novas práticas e experiências pedagógicas, da promoção da cooperação mútua entre discente e docente e da vivência com o professor e suas atividades didáticas. A Botânica como uma ciência essencialmente descritiva, exige unir o ensino prático ao ensino teórico. A execução dos protocolos e as tarefas realizadas durante estas aulas seguem um padrão lógico, onde o estudo de estruturas morfológicas, anatômicas e exercícios de identificação são feitos, simultaneamente, para todos os alunos. A atuação de alunos monitores se faz necessária, pois é corriqueira a coleta de grande quantidade de material vegetal fresco e a utilização de instrumentos como microscópios e lupas, o que acarreta um intenso atendimento individual ao discente durante as aulas práticas. Neste contexto, o presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas no projeto de monitoria em componentes curriculares (CCRs) de Botânica nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas da UFFS, campus Cerro Largo em 2018-02 e 2019-01. Por envolver um rol de oito CCRs, o projeto contou além do bolsista, com o apoio de alunos voluntários. A participação dos monitores envolveu o auxílio nas coletas e preparo do material vegetal para a utilização nas aulas práticas dos CCRs de Sistemática Vegetal I e II, Morfologia Vegetal e Organografia e Sistemática de Espermatófitos, e o auxílio na coleta e preparo do material vegetal a ser analisado nos CCRs de Anatomia Vegetal. Além do auxílio prévio às aulas práticas, os monitores auxiliaram os alunos na melhor visualização e compreensão das estruturas vegetais e na correta utilização das chaves de identificação de famílias de plantas, durante as aulas práticas. Adicionalmente participaram da elaboração de estudos dirigidos, como mais uma ferramenta na consolidação dos conhecimentos vistos nas aulas teóricas de Botânica.  Outra atividade realizada pelos monitores, foi o atendimento extraclasse aos alunos para praticar a identificação de plantas, sanar dúvidas do conteúdo e das listas de exercícios. O local e horário dos atendimentos foi divulgado previamente pelos professores.  Para registrar a participação dos alunos, o monitor passava lista de presença. Sobre a adesão dos alunos ao atendimento, notou-se que variou bastante em relação ao CCR e com o período do semestre.  Em CCRs como Sistemática Vegetal II, Morfologia Vegetal e Organografia, com a proximidade das avaliações práticas, aumentou o número de alunos na monitoria para tirar dúvidas, especialmente relacionadas a morfologia da flor e a utilização de chaves de identificação. No CCR de Anatomia Vegetal, os alunos do curso de Agronomia frequentaram mais regularmente o atendimento, sendo a anatomia do caule e da raiz, os conteúdos que apresentaram mais dificuldade de compreensão. Acredita-se que o desenvolvimento das atividades da monitoria possibilitou o aprimoramento do ensino e da formação específica na área da Botânica, tanto para os monitores quanto para os alunos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, atendidos pelas atividades do projeto.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino