PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE NUTRIÇÃO
INSERÇÃO DO ALUNO NA DOCÊNCIA AÇÕES PROPOSTAS PARA 2019/2020
Resumo
A monitoria acadêmica incentiva a construção dos processos de ensino-aprendizagem e desperta o interesse pela docência, além de interligar o corpo dis-cente e docente em benefício da qualidade do ensino superior. A monitoria representa um exercício pedagógico onde o professor orienta e é observado pelo monitor, este por ter uma maior compreensão em determinada área do conhecimento, o ajuda no processo de ensino aprendizagem da turma com que estão trabalhando. Além disso a monitoria comtempla às necessidades de formação universitária, devido ao envolvi-mento do graduando em atividades relacionadas a organização, planejamento e exe-cução do trabalho docente. O monitor é concebido como o agente ativo do processo ensino-aprendizagem, sendo capaz de intensificar a relação professor-aluno-institui-ção. Em relação ao aluno-monitor a monitoria estimula a busca constante de conhe-cimento, garante que o mesmo crie práticas de estudo e aumente o conhecimento teórico e prática, além de oferecer suporte e auxilio ao professor, esta última atividade é de suma importância pois desperta no monitor a possível descoberta da vocação para a docência. Estar inserido no programa de monitoria requer responsabilidade e dedicação desde o momento da seleção até a execução do planejamento apresen-tado. O projeto de monitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Rea-leza, voltado para o curso de Nutrição é denominado inserção do aluno do curso de Nutrição nas atividades da docência: consolidação do processo de ensino e aprendi-zagem, tem por objetivo promover a inserção do monitor nas atividades da docência, vinculadas ao curso de nutrição e de acordo com o perfil de formação. Como metodo-logia o aluno-monitor desenvolverá uma gama de atividades que foram propostas e acordadas com o seu professor-orientador. Ocorrerão reuniões semanais com seu orientador a fim de estabelecer tarefas e aprofundar conhecimentos. Uma atividade importante presente nesta edição da monitoria do curso de nutrição é a colaboração do graduando na elaboração e organização do novo projeto pedagógico do curso de Nutrição. Ter um discente na escrita desse plano pedagógico é de extrema importân-cia, pois o mesmo pode ouvir anseios e propostas de todo corpo discente de Nutrição e encaminhá-los por meio de sugestões para o corpo docente e assim implantar me-lhorias na grade curricular do curso de Nutrição. A pretensão do programa de monito-ria ao final é produzir um aluno-monitor mais proativo, que produzirá um ganho indivi-dual e coletivo. Pois o monitor tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área estudada – docência – e também contribuir no processo de ensino-aprendi-zagem dos alunos monitorados.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.