INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA DOCENTES DA UFFS, CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

  • Ivan Ramos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernanda Demichelli

Resumo

Nas últimas décadas nota-se um aumento significativo no número de pessoas com deficiência no Ensino Superior. Um dos fatores que pode ter contribuído para esse aumento foi a aprovação da Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Na prática, percebe-se que a maioria dos professores não está preparado para trabalhar com alunos com deficiência e, muitas vezes, não sabem como agir no processo educacional desse público no contexto acadêmico. A partir dessa necessidade, foi criado, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, o Núcleo de Acessibilidade. O mesmo é composto pelos Setores de Acessibilidade nos Campi e a Divisão de Acessibilidade, situada na Pró Reitoria de Graduação. O Setor de Acessibilidade do campus Laranjeiras do Sul presta apoio a acadêmicos e servidores com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Com o intuito de auxiliar o Setor no trabalho de orientação didático-pedagógica aos docentes, foram elaborados materiais informativos. O material contempla cartilhas sobre as deficiências: visual; intelectual e física; transtornos de aprendizagem e materiais didáticos/adaptados disponíveis no setor, contendo também lista com os livros e artigos em Braille existentes na Biblioteca do Campus. A produção do material foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica em cartilhas e manuais existentes e demandas levantadas pelo setor no trabalho desenvolvido junto aos acadêmicos e docentes. Esse material está disponibilizado no site institucional da Universidade, na página do campus Laranjeiras do Sul, ítem de menu “acessibilidade”, subitem “materiais de apoio”, e tem como finalidade oferecer um subsídio didático-pedagógico aos docentes, visando a melhor inserção do acadêmico com deficiência no Ensino Superior.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino