DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO NA ÁREA DE TERMOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Cesar Marim UFFS
  • Aline Portella Biscaino

Resumo

O trabalho consiste no desenvolvimento de material didático destinado à disciplina de Física. O material elaborado trata-se de uma apostila impressa, voltada para o Ensino Médio, a qual aborda conteúdos de Termologia estudados nesta etapa da Educação Básica, buscando utilizar linguagem e complexidade adequadas ao seu público alvo. A apostila não foi desenvolvida com o intuito de ser utilizada como material didático principal nas aulas regulares de Física, mas como um material complementar. A apostila desenvolvida apresenta o questionamento inicial: “Como é possível pescar em um lago congelado?” e, a partir desta pergunta, são desenvolvidos diversos conteúdos da área de Termologia relacionados ao assunto, para culminar na resposta ao questionamento como conclusão do material didático. Os objetivos da apostila desenvolvida são: demonstrar como os aspectos teóricos da Física explicam os fenômenos que observamos em nosso cotidiano, instigar os alunos a observar fenômenos comuns sob a ótica da Física e, estimular a pesquisa neste sentido. Paralelamente ao desenvolvimento do material voltado aos alunos, foi desenvolvido um material exclusivo para o uso dos professores, o qual contêm explicações sobre o objetivo da apostila, utilização desta, como ela foi formatada, além de conter um questionário sobre o conteúdo estudado, o qual pode ser utilizado pelo professor como avaliação de conhecimento. Todo o material foi desenvolvido buscando uma coerência com os objetivos citados anteriormente, focando sempre no entendimento dos conceitos físicos envolvidos no fenômeno. Houve alguns desafios durante o desenvolvimento do trabalho, sendo os principais: proceder a escolha dos conteúdos mais relevantes ao tema e, manter o rigor científico referenciando todas as informações. Dentre as habilidades adquiridas, as mais relevantes foram: aumentar a segurança na regência de classe em relação aos conteúdos propostos e o desenvolvimento de habilidades como professor pesquisador.

Publicado
16-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino