MONITORAMENTO DA SALA DE RECURSOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CERRO LARGO
USO DE SOFTWARE PARA PRÁTICAS DE LEITURA EM ALUNOS COM DISLEXIA.
Resumo
Dentre os muitos Distúrbios Específicos de Aprendizagem que afetam a vida escolar de um estudante está à dislexia. Sabe-se que esse distúrbio é de origem neurobiológica que compromete a aprendizagem da leitura. Pessoas com dislexia têm grandes dificuldades em reconhecer letras e palavras, bem como em interpretar e compreender informações que sejam apresentadas sob a forma de escrita. Objetivando auxiliar os professores que trabalham no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que se refere ao apoio de crianças diagnosticadas com dislexia, foi proposto o projeto de extensão “Monitoramento da sala de recursos das escolas municipais de Cerro Largo – uso de software para práticas de leitura em alunos com dislexia”. O referido projeto foi aprovado no EDITAL Nº 1098/GR/UFFS/201 e tem como proposta a aplicação de um software, desenvolvido pela coordenadora do projeto, como tratamento remediativo para alunos diagnosticados com dislexia que frequentam Escolas Municipais localizadas no município de Cerro Largo. O projeto foi planejado para o período de um ano e conta com 15 participantes, que apresentam diferentes níveis de dislexia. O software utilizado é denominado Estimugame e apresenta atividades que promovem estímulos para aumentar a consciência fonêmica dos alunos, ativando os mecanismos neuronais a partir de tarefas que conduzem à memória visual, à sensibilidade às rimas, à segmentação em fonemas e à recombinação dos sons da fala. Sendo a sua eficácia analisada por meio da comparação dos desempenhos obtidos em testes de leitura realizados antes e após a utilização do programa computacional. Com a análise dos resultados obtidos até o momento, foi constatada uma melhora significativa na leitura e no desenvolvimento da consciência fonêmica dos participantes. Sabe-se que para a dislexia não existe cura e nem um medicamento para o seu tratamento, dessa forma, as dificuldades oriundas desse transtorno acompanharão o sujeito ao longo de toda a sua vida, todavia com metodologias e ferramentas adequadas às dificuldades podem ser amenizadas. Diante do exposto se conclui que o software passa a ser um tratamento eficaz de intervenção às necessidades específicas da dislexia. Almeja-se que esse projeto contribua para pensar alternativas que venham a estimular a autonomia das crianças, promovendo maior confiabilidade, motivação, levando-as a refletir sobre o “lugar” das letras nas palavras, auxiliando na pronúncia por meio da combinação simultânea de estimulação visual e auditiva das palavras, permitindo uma reflexão que leve os educadores ao encontro de soluções que tragam novas perspectivas ao ensino inclusivo.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.