A ENFERMAGEM PROMOVENDO A SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR POR MEIO DA INTERVENÇÃO MUSICAL

  • Ana Gabrieli Sauer UFFS
  • Juliana Praxedes Campagnoni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Clara Baia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Demeneck Reinaldo
  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tainá Miranda Marquesini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica Zanettini Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O processo de hospitalização é algo desafiador de se vivenciar, pois nele  faz-se necessário o distanciamento do ambiente familiar e da rotina a qual o indivíduo está habituado, o que pode gerar sofrimento e estresse, tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes. Neste sentido, surge a necessidade de utilização de estratégias intervencionistas de cuidado para esses indivíduos que deve perpassar o tradicional praticado pela equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Nesta perspectiva, em 2018 foi organizado o programa de extensão intitulado “Musicagem: a Enfermagem promovendo a saúde no ambiente hospitalar por meio da intervenção musical”, da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó-SC, com a finalidade de promover a saúde de pacientes internados e de seus acompanhantes através da música. Este resumo tem o objetivo de compartilhar a experiência dos integrantes do grupo Musicagem ao utilizar a intervenção musical no ambiente hospitalar. Conta-se com a participação de acadêmicos e docentes do curso de Enfermagem, que semanalmente cantam, com o apoio de dois violões e um violino, nos quartos dos pacientes internados nos hospitais públicos de Chapecó, atuando nas unidades  da oncologia adulta e pediátrica, no Pronto Atendimento pediátrico e clínica geral, e ainda, nas salas de espera da quimioterapia e radioterapia. Durante as intervenções, ficou evidente que a música desperta sorrisos, abraços, lágrimas, palavras de agradecimento, proporcionando momentos de lazer e reflexão para todos aqueles que a recebem: pacientes, familiares e/ou acompanhantes e até mesmo para a equipe multiprofissional. Percebe-se que o ambiente hospitalar que normalmente se apresenta tão doloroso, torna-se em uma atmosfera acolhedora, propiciando instantes em que pacientes e familiares conseguem demonstrar com facilidade sentimentos aos seus entes queridos. A música pode ser utilizada como uma estratégia de intervenção no cuidado daqueles hospitalizados, pois além de ser uma atividade que não demanda muitos recursos (financeiros e profissionais), proporciona um cuidado diferenciado, promovedor de saúde. Ao poder vislumbrar essas situações, o grupo Musicagem se apresenta como uma ferramenta de vivência prática em que os acadêmicos podem experimentar um cuidado diferenciado no ambiente hospitalar e desenvolver habilidades de comunicação com os indivíduos que ali transitam.

 

Biografia do Autor

Juliana Praxedes Campagnoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda da pós graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis-SC

Luana Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul

 Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Maria Clara Baia, Universidade Federal da Fronteira Sul

 Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Ricardo Demeneck Reinaldo

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Tainá Miranda Marquesini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Doutora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Angélica Zanettini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Publicado
04-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura