A ENFERMAGEM PROMOVENDO A SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR POR MEIO DA INTERVENÇÃO MUSICAL

Autores

  • Ana Gabrieli Sauer UFFS
  • Juliana Praxedes Campagnoni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Clara Baia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Demeneck Reinaldo
  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tainá Miranda Marquesini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica Zanettini Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O processo de hospitalização é algo desafiador de se vivenciar, pois nele  faz-se necessário o distanciamento do ambiente familiar e da rotina a qual o indivíduo está habituado, o que pode gerar sofrimento e estresse, tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes. Neste sentido, surge a necessidade de utilização de estratégias intervencionistas de cuidado para esses indivíduos que deve perpassar o tradicional praticado pela equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Nesta perspectiva, em 2018 foi organizado o programa de extensão intitulado “Musicagem: a Enfermagem promovendo a saúde no ambiente hospitalar por meio da intervenção musical”, da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó-SC, com a finalidade de promover a saúde de pacientes internados e de seus acompanhantes através da música. Este resumo tem o objetivo de compartilhar a experiência dos integrantes do grupo Musicagem ao utilizar a intervenção musical no ambiente hospitalar. Conta-se com a participação de acadêmicos e docentes do curso de Enfermagem, que semanalmente cantam, com o apoio de dois violões e um violino, nos quartos dos pacientes internados nos hospitais públicos de Chapecó, atuando nas unidades  da oncologia adulta e pediátrica, no Pronto Atendimento pediátrico e clínica geral, e ainda, nas salas de espera da quimioterapia e radioterapia. Durante as intervenções, ficou evidente que a música desperta sorrisos, abraços, lágrimas, palavras de agradecimento, proporcionando momentos de lazer e reflexão para todos aqueles que a recebem: pacientes, familiares e/ou acompanhantes e até mesmo para a equipe multiprofissional. Percebe-se que o ambiente hospitalar que normalmente se apresenta tão doloroso, torna-se em uma atmosfera acolhedora, propiciando instantes em que pacientes e familiares conseguem demonstrar com facilidade sentimentos aos seus entes queridos. A música pode ser utilizada como uma estratégia de intervenção no cuidado daqueles hospitalizados, pois além de ser uma atividade que não demanda muitos recursos (financeiros e profissionais), proporciona um cuidado diferenciado, promovedor de saúde. Ao poder vislumbrar essas situações, o grupo Musicagem se apresenta como uma ferramenta de vivência prática em que os acadêmicos podem experimentar um cuidado diferenciado no ambiente hospitalar e desenvolver habilidades de comunicação com os indivíduos que ali transitam.

 

Biografia do Autor

  • Juliana Praxedes Campagnoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestranda da pós graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis-SC

  • Luana Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul

     Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Maria Clara Baia, Universidade Federal da Fronteira Sul

     Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Ricardo Demeneck Reinaldo

    Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Tainá Miranda Marquesini, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora Doutora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

  • Angélica Zanettini, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

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Publicado

04-09-2019

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura