MÚSICA NA RADIOTERAPIA

PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO NA SALA DE ESPERA

Autores

  • Ana Gabrieli Sauer UFFS
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Clara Baia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Demeneck Reinaldo
  • Juliana Praxedes Campagnoni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica Zanettini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tainá Miranda Marquesini Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Por ser uma patologia crônica e que no imaginário social ainda está associada à questão da morte, o câncer pode ser algo profundamente complexo, pois expõe o indivíduo e seus familiares a várias transformações, que podem ocasionar crises depressivas, insegurança, a necessidade de se afastar do emprego, o aumento dos gastos financeiros e outras preocupações e disfunções emocionais além de existir, por vezes, a presença da dor física. Em decorrência disso, podem surgir desafios no processo terapêutico, o que emerge a necessidade de um olhar holístico por parte da equipe de enfermagem para esse indivíduo e seus familiares durante o período em que está no serviço de saúde, a fim de proporcionar um cuidado ampliado por meio do fortalecimento de vínculos, diálogo e outras estratégias intervencionistas. Neste sentido, o programa de extensão intitulado “Musicagem: a Enfermagem promovendo a saúde no ambiente hospitalar por meio da intervenção musical”, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFFS), atua com o objetivo de promover saúde através da música em um grande hospital da região oeste de Santa Catarina. Tem-se por objetivo compartilhar a experiência da utilização da música na promoção da saúde de indivíduos com câncer, que aguardam a realização da radioterapia no espaço hospitalar. Para tanto, quinzenalmente, dois docentes e oito acadêmicos de enfermagem cantam na sala de espera da radioterapia, com o apoio de dois violões e um violino, tendo o cuidado de escolher músicas que abordam sobre esperança, valor à vida, amizade, fé e amor. Ficou evidente que a música desperta diversas emoções - choro, sorrisos, danças, abraços - e ainda proporciona momentos de lazer e reflexão, não somente aos indivíduos com câncer, mas também para os familiares que os acompanham, além de preencher o tempo de espera e modificar a percepção do, por muitas vezes, triste ambiente hospitalar. Também pode-se observar que a intervenção musical propicia integração entre paciente, familiar e equipe multiprofissional presente, possibilitando instantes de interação com todos, que cantam a mesma música. A intervenção musical é uma ferramenta de extrema utilidade na radioterapia, pois além de ser uma ação simples e de baixo custo, possibilita um cuidado holístico, potencializando as condições para que os pacientes possam responder, de forma positiva, às adversidades que surgem no processo do tratamento da doença. Nesta direção, o programa de extensão desenvolvido na área hospitalar permite ao acadêmico a experiência de produzir cuidado de forma ampliada e de vivenciar realidades distintas, sendo de grande magnitude para a formação acadêmica.

Biografia do Autor

  • Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora Doutora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

  • Maria Clara Baia, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

  • Ricardo Demeneck Reinaldo

    Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Juliana Praxedes Campagnoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestranda da pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Florianópolis-SC

  • Angélica Zanettini, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Professora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

  • Luana Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

  • Tainá Miranda Marquesini, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

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Publicado

02-09-2019

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura