MÚSICA NA RADIOTERAPIA

PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO NA SALA DE ESPERA

  • Ana Gabrieli Sauer UFFS
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Clara Baia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ricardo Demeneck Reinaldo
  • Juliana Praxedes Campagnoni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Angélica Zanettini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tainá Miranda Marquesini Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Por ser uma patologia crônica e que no imaginário social ainda está associada à questão da morte, o câncer pode ser algo profundamente complexo, pois expõe o indivíduo e seus familiares a várias transformações, que podem ocasionar crises depressivas, insegurança, a necessidade de se afastar do emprego, o aumento dos gastos financeiros e outras preocupações e disfunções emocionais além de existir, por vezes, a presença da dor física. Em decorrência disso, podem surgir desafios no processo terapêutico, o que emerge a necessidade de um olhar holístico por parte da equipe de enfermagem para esse indivíduo e seus familiares durante o período em que está no serviço de saúde, a fim de proporcionar um cuidado ampliado por meio do fortalecimento de vínculos, diálogo e outras estratégias intervencionistas. Neste sentido, o programa de extensão intitulado “Musicagem: a Enfermagem promovendo a saúde no ambiente hospitalar por meio da intervenção musical”, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFFS), atua com o objetivo de promover saúde através da música em um grande hospital da região oeste de Santa Catarina. Tem-se por objetivo compartilhar a experiência da utilização da música na promoção da saúde de indivíduos com câncer, que aguardam a realização da radioterapia no espaço hospitalar. Para tanto, quinzenalmente, dois docentes e oito acadêmicos de enfermagem cantam na sala de espera da radioterapia, com o apoio de dois violões e um violino, tendo o cuidado de escolher músicas que abordam sobre esperança, valor à vida, amizade, fé e amor. Ficou evidente que a música desperta diversas emoções - choro, sorrisos, danças, abraços - e ainda proporciona momentos de lazer e reflexão, não somente aos indivíduos com câncer, mas também para os familiares que os acompanham, além de preencher o tempo de espera e modificar a percepção do, por muitas vezes, triste ambiente hospitalar. Também pode-se observar que a intervenção musical propicia integração entre paciente, familiar e equipe multiprofissional presente, possibilitando instantes de interação com todos, que cantam a mesma música. A intervenção musical é uma ferramenta de extrema utilidade na radioterapia, pois além de ser uma ação simples e de baixo custo, possibilita um cuidado holístico, potencializando as condições para que os pacientes possam responder, de forma positiva, às adversidades que surgem no processo do tratamento da doença. Nesta direção, o programa de extensão desenvolvido na área hospitalar permite ao acadêmico a experiência de produzir cuidado de forma ampliada e de vivenciar realidades distintas, sendo de grande magnitude para a formação acadêmica.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Doutora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Maria Clara Baia, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Ricardo Demeneck Reinaldo

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Juliana Praxedes Campagnoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda da pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Florianópolis-SC

Angélica Zanettini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do corpo docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Luana Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Tainá Miranda Marquesini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura