GRUPO DE ESTUDOS: UM INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Isaura Welker Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Fátima Aparecida Mendes dos Santos
  • Talia Gabrieli Fianco
  • Thiago Ingrassia Pereira

Resumo

O presente trabalho é fruto de discussões abordadas pelo Grupo PET/Práxis Erechim, que tem esse espaço de discussões como base de suporte para a realização de seu tripé: ensino, pesquisa e extensão. Tem-se como objetivo compreender esse espaço de discussões como um “potencializador” no processo formativo. Desde 2010, o grupo de estudos tem se consolidado como uma importante ferramenta para o fortalecimento acadêmico dos seus integrantes, possibilitando a estes, usufruir das leituras e discussões de forma crítica e reflexiva. De acordo com o manual de orientações básicas do PET(MOB), no que tange o princípio filosófico do programa, é caracterizado pela presença de um tutor, o qual norteia e estimula a aprendizagem dos membros. Os encontros são feitos semanalmente, com objetivo de discutir a respeito das ideias das autoras(es), fazendo relações com outras leituras. No ano de 2018, foram realizadas as leituras e debates das seguintes obras: Ensinando a Transgredir: educação como prática da liberdade, da autora bell hooks e Educação como Prática de Liberdade, do autor Paulo Freire. A base do nosso grupo está intrinsecamente ligada com a práxis Freiriana, utilizando o método dialético que vai além da teoria e prática, estando ambas interligadas, o que nos remete ao compromisso com os estudos e a transformação da realidade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho é alicerçada em referências bibliográficas e relato da compreensão teórica de cada membro do grupo, a partir da percepção de cada indivíduo. Entende-se que esse espaço privilegiado de debate contribui de maneira significativa na formação de todos e todas que o promovem, ampliando suas perspectivas e sua capacidade de leitura crítica de mundo.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino