CICLOS DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Com base em Vygotsky (2003), entendemos que é a qualidade das experiências criadas pelo grupo social diante das capacidades consolidadas e emergentes na criança que pode configurar as possibilidades de seu desenvolvimento. Assim, a forma de organização dos conteúdos escolares, o tipo de instrumentos culturais e pedagógicos disponibilizados pelos professores nos processos de ensino e de aprendizagem e a qualidade das interações estabelecidas entre os sujeitos – professores e estudantes – no espaço e tempo de sala de aula, constituem-se fatores importantes que tanto podem favorecer quanto limitar as condições para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, especialmente aquela que apresenta alguma deficiência. É nesse contexto de ideias que surge o interesse por proporcionar aos docentes da rede de ensino do município de Cerro Largo, um espaço de discussão e trocas de conhecimentos, através do projeto de extensão Ciclos de debates sobre a Educação Inclusiva e a Formação dos profissionais da Educação. O objetivo principal é de oferecer aos profissionais da educação momentos de formação e discussão através de um ciclo formativo com profissionais especializados, disseminando os conhecimentos pedagógicos em prol de uma educação humanizadora, inclusiva e significativa para atender à demanda da educação básica e em cumprimento às legislações vigentes. Este estudo é fruto de inquietações que nos acompanham como docentes, e, também, uma reação diante de muitas dúvidas e incertezas sobre o real sentido da inclusão de todos os alunos nas escolas de ensino regular, aspectos que permeiam todas as abordagens aqui realizadas. Esse ciclo acontece mensalmente na Universidade com a participação dos professores da rede de ensino, sob a responsabilidade de três docentes dessa instituição, além da participação do Setor de Acessibilidade do campus. Para tanto, a metodologia adotada para a execução deste programa de extensão baseia-se na abordagem prática e teórica dos temas elencados. Estão sendo realizadas palestras com duração de 4 horas cada, entre os meses de abril de 2019 até dezembro de 2019, procurando dinamizar o diálogo de saberes produzidos no âmbito universitário e aqueles constituídos nas experiências escolares. As ações são programadas de acordo com datas acordadas entre a universidade e as escolas envolvidas da rede. Acreditamos e entendemos que a teoria precisa estar integrada à prática docente. Nesse sentido, enfatizamos que ainda é necessário que as escolas brasileiras procurem reorganizar seu projeto Político Pedagógico para receber a diversidade, crianças e adolescentes com deficiência e outras necessidades básicas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.