CICLOS DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Com base em Vygotsky (2003), entendemos que é a qualidade das experiências criadas pelo grupo social diante das capacidades consolidadas e emergentes na criança que pode configurar as possibilidades de seu desenvolvimento. Assim, a forma de organização dos conteúdos escolares, o tipo de instrumentos culturais e pedagógicos disponibilizados pelos professores nos processos de ensino e de aprendizagem e a qualidade das interações estabelecidas entre os sujeitos – professores e estudantes – no espaço e tempo de sala de aula, constituem-se fatores importantes que tanto podem favorecer quanto limitar as condições para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, especialmente aquela que apresenta alguma deficiência. É nesse contexto de ideias que surge o interesse por proporcionar aos docentes da rede de ensino do município de Cerro Largo, um espaço de discussão e trocas de conhecimentos, através do projeto de extensão Ciclos de debates sobre a Educação Inclusiva e a Formação dos profissionais da Educação. O objetivo principal é de oferecer aos profissionais da educação momentos de formação e discussão através de um ciclo formativo com profissionais especializados, disseminando os conhecimentos pedagógicos em prol de uma educação humanizadora, inclusiva e significativa para atender à demanda da educação básica e em cumprimento às legislações vigentes. Este estudo é fruto de inquietações que nos acompanham como docentes, e, também, uma reação diante de muitas dúvidas e incertezas sobre o real sentido da inclusão de todos os alunos nas escolas de ensino regular, aspectos que permeiam todas as abordagens aqui realizadas. Esse ciclo acontece mensalmente na Universidade com a participação dos professores da rede de ensino, sob a responsabilidade de três docentes dessa instituição, além da participação do Setor de Acessibilidade do campus. Para tanto, a metodologia adotada para a execução deste programa de extensão baseia-se na abordagem prática e teórica dos temas elencados. Estão sendo realizadas palestras com duração de 4 horas cada, entre os meses de abril de 2019 até dezembro de 2019, procurando dinamizar o diálogo de saberes produzidos no âmbito universitário e aqueles constituídos nas experiências escolares. As ações são programadas de acordo com datas acordadas entre a universidade e as escolas envolvidas da rede. Acreditamos e entendemos que a teoria precisa estar integrada à prática docente. Nesse sentido, enfatizamos que ainda é necessário que as escolas brasileiras procurem reorganizar seu projeto Político Pedagógico para receber a diversidade, crianças e adolescentes com deficiência e outras necessidades básicas.
Copyright (c) 2019 Cleusa Inês Ziesmann, Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Mônica Seidel Vorpagel, Sueli Maria Florczak Almeida, Jerusa Valquiria Welter, Elaine Maria Scalco Munchen
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.