BRINCAR E INTERAGIR COM OS MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS

  • ELIS JOSIANE SPOHN BEVILAQUA UFFS ERECHIM
  • DHARA CRISTINA BEBER
  • LISIANE FÁTIMA SEIBEL
  • FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA

Resumo

O presente trabalho foi realizado no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim, na disciplina de Ação Pedagógica na Educação Infantil I, no segundo semestre de 2018, com o objetivo de projetar espaços brincantes para a interação das crianças, com qualidade e criatividade. O espaço criado pelo grupo tinha como meta organizar brincadeiras e brinquedos com materiais não estruturados, neste caso, o PVC. Os brinquedos deveriam permitir que as crianças tivessem contato com esses materiais, possibilitando assim a criação de outros enredos brincantes e estabelecendo outras interações com materiais que não são tão convencionais, mas que possibilitam grandes construções e criações. Assim, foi projetado em um Palet de Madeira dois brinquedos, visando desenvolver a coordenação motora das crianças e a musicalidade (um instrumento musical com diferentes tamanhos de canos e curvas que possibilitam diferentes sons, e um labirinto, que possibilita que a criança acompanhe o deslocamento da bolinha nos canos), em uma caixa de madeira foram colocados diferentes tamanhos e espessuras de canos que possibilitam as crianças interagirem e utilizarem a criatividade para a construção de enredos brincantes, além de uma estrutura que pode ser utilizada para projeção de sombras, vídeos musicais ou servir de suporte para construção de espaços de leitura e encenação/contação de histórias. Os brinquedos produzidos foram pensados tendo a criança como centro do planejamento educativo e atendem aos princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, buscando despertar a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade, a musicalidade e a diversidade das manifestações artísticas e culturais das crianças, além de oportunizar a ampliação da capacidade de imaginação e criação para as interações e brincadeiras.

Palavras-chave: Brinquedos não estruturados. Brincadeiras. Interações. Educação Infantil

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino