A UTILIZAÇÃO DE FONTES VISUAIS NA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Angela Cristina Lauchzer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Everton Martins Bandeira, Dr. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Monique Gielda Escola de Educaçao Básica Tancredo de Almeida Neves

Resumo

O presente trabalho reflete sobre as experiências proporcionadas pelo
Programa de Residência Pedagógica em seu segundo semestre de funcionamento no
curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Uma
vez que o Programa foi vinculado ao componente curricular de Estágio
Supervisionado II, inicialmente foram observadas aulas no Ensino Fundamental e
Médio, a fim de apontar as carências existentes para posteriormente tentar superá-las
durante o período de docência. Assim, foram observadas e ministradas um total de 35
aulas de História na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves,
localizada no bairro Efapi, na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Após essa etapa
inicial, chegou-se ao enfoque deste artigo, que trata das experiências na utilização de
fontes visuais na docência para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na tentativa
de suprir as abordagens julgadas interessantes durante as observações, no decorrer
do período de docência foi analisado o desempenho dos estudantes ao longo das
atividades propostas pela residente. No Ensino Fundamental, ao trabalhar o recorte
da Primeira Guerra Mundial com um 9º ano, a experiência apresentou um resultado
muito diferente do que foi visto com o Ensino Médio, visto que a utilização de
fotografias foi facilitada devido à proximidade temporal com o recorte, levando os
alunos a interagiram ativamente com as fontes apresentadas e terem mais facilidade
de dialogar com as mesmas. Todavia, no Ensino Médio a abordagem foi
completamente diferente, mas não menos positiva, uma vez que o recorte trabalhado
com uma turma de 1º ano foi Grécia Antiga, fazendo com que outros tipos de fontes
visuais fossem acionadas, deslocando os alunos de suas zonas de conforto e
ampliando o campo das fontes, tornando as análises mais aprofundadas e questionadoras, uma vez que o distanciamento dos estudantes com o período
estudado foi bem maior. Contudo, valendo-se do cumprimento dos objetivos propostos
no Plano Político Pedagógico da escola e do componente curricular de Estágio
supervisionado II, foi possível driblar as dificuldades postas na escola para a
realização do que havia sido planejado e, por fim, o feedback dos alunos acabou
sendo o parâmetro para chegarmos à conclusão de que esse tipo de abordagem
apresenta-se como algo interessante e divertido para os mesmos.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Ensino Médio. História. Chapecó.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino