A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

  • Diana Paula Perin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Cristina Copini
  • Barbara Grace Tobaldini de Lima

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) integra a Política Nacional de Formação de Professores, e tem como objetivo promover o aperfeiçoamento da formação nos cursos de licenciatura. As atividades realizadas a partir do PRP  propiciam ao licenciando a oportunidade de conviver por um maior tempo na escola de educação básica. No contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o campus Realeza foi contemplado com um subprojeto para os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química. As atividades deste subprojeto são realizadas em três colégios estaduais, inseridos em três municípios diferentes. Pela relevância deste projeto para a formação inicial de professores, este trabalho tem como objetivo apresentar elementos sobre a importância do subprojeto citado  a partir das experiências de duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para isso, foram analisados os diários de bordo elaborados pelas residentes. Neste material há o relato de todos acontecimentos ocorridos dentro das atividades do PRP. Dentre as principais atividades realizadas pelos residentes citamos a observação em sala de aula, seguida da regência e desenvolvimento de projetos para serem desenvolvidos na escola. Além disso, é importante destacar a importância dos residentes desenvolver atividades diferenciadas na escola durante o período de regência, sendo importantes para os processos de ensino aprendizagem dos estudantes, já que os professores regentes possuem uma carga horária pequena para desenvolvimento dessas atividades para os estudantes. Dessa forma, pode-se informar que as vivências no Colégio Estadual Doze de Novembro através do PRP tem sido proveitosas para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes, pois com esse projeto temos a oportunidade de sentir o que é uma escola, desde a parte burocrática e encaminhamentos do núcleo educacional ao qual pertencemos, até as nossas práticas de ensino. Diante dos fatos mencionados, conclui-se que o PRP vem a acrescentar na formação inicial dos residentes além de ser importante para a escola, no sentido de que com as nossas pesquisas e trabalhos podemos sempre dar um retorno à escola, onde a mesma pode utilizá-lo para fazer melhorias e saber assim, se o que está fazendo é de aprovação dos seus alunos e também pelo fato de que os bolsistas desenvolvem projetos e buscam sempre por alternativas metodológicas com diferentes abordagens na sala de aula. Sendo assim, este programa auxilia no desenvolvimento da autonomia aos futuros professores, sendo uma forma de preparar os acadêmicos para vivências posteriores em sala de aula, através de observações dos estudantes do ensino médio, funcionamento da escola e práticas pedagógicas dos preceptores. O fato dos residentes passarem uma carga horária maior nas escolas em comparação ao Estágio Supervisionado Obrigatório fornece uma maior experiência, pois a convivência no ambiente escolar e com os professores da rede básica vem fornecendo experiências únicas, já que pode-se aprender com os relatos e sugestões desses profissionais que já estão a  mais tempo inseridos na escola.

Biografia do Autor

Diana Paula Perin, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas;
Publicado
16-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino