GESTÃO ESCOLAR

PERSPECTIVAS DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Isabele Gamarra de Freitas Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS
  • Riceli Gomes Czekalski Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS
  • Renata Caroline Dias Machado Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS
  • Cleiton Edmundo Baumgratz Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS
  • Gilvane Teresinha Savariz Zilli Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS

Resumo

Esse trabalho apresenta a pesquisa realizada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I: Gestão Escolar, desenvolvida por licenciandos em Ciências Biológicas, vinculados a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cer-ro Largo. O objetivo da disciplina era problematizar e reconhecer o contexto escolar através da análise de documentos e da observação da estrutura escolar, relacionan-do-os à gestão democrática, para assim entender aspectos referentes ao funciona-mento e contexto educacional. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os dados empíricos foram obtidos por meio de levantamento de dados, quanto ao es-paço físico e análise de documentos como: histórico da escola, regimento escolar e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição na qual foi realizado o estágio. A partir dos dados coletados e dos estudos desenvolvidos na disciplina, os licencian-dos problematizaram um tema emergente e elaboraram uma proposta de interven-ção como possibilidade de fortalecer e qualificar a formação dos acadêmicos. Com base na análise da instituição, observou-se a importância do diálogo sobre a inclu-são, especificamente à aspectos físicos do espaço, ou seja, a acessibilidade. Atra-vés desta análise foi possível compreender de modo mais significativo o funciona-mento do contexto educacional no que se refere ao esforço da gestão escolar nos processos de construção de uma escola inclusiva, a fim de garantir o direito dos alu-nos com deficiência. A luta da gestão para garantir esse direito é uma forma de dar visibilidade às necessidades da escola e sua comunidade junto à Secretaria de Educação do Estado. Essa experiência formativa permitiu o conhecimento da gestão administrativa e pedagógica da escola, através das quais se pode entender o “que” e o “por quê” de haver documentos como o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar, assim como uma equipe administrativa e pedagógica que projetam a escola, com base nos princípios da Gestão Democrática. Com os estudos desenvolvidos, os licenciandos ampliaram seus processos formativos em interação com o ambiente de trabalho. O Estágio Supervisionado I – Gestão Escolar provoca os acadêmicos a problematizar a realidade e propor práticas diferenciadas objetivando aprimorar a convivência, tendo como princípio a escola como espaço de educação coletiva inclusiva formando assim, professores mais críticos e reflexivos nas suas ações no contexto escolar. Portanto, a formação de professores implica também desenvolver e efetivar ações no campo da gestão no sentido de reconhecer práticas, legislação, documentação e a vida cotidiana da escola no campo de estágio, oportunizando que identifiquem os problemas enfrentados por determinadas escolas e busquem alternativas para possíveis soluções. A escola, necessita estar se atualizando a todo instante, haja vista que o trabalho formativo desta é compromisso com as novas e diversificadas gerações (professores e alunos), considerando os novos paradigmas e necessidades expressas na legislação e Políticas Públicas orientadoras do sistema educacional brasileiro. É função da gestão escolar, compreender as necessidades dos sujeitos alunos a fim de educar para formar cidadãos críticos e reflexivos em novos tempos.

Publicado
03-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa