A A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E A METODOLOGIA IRDI EM BEBÊS/CRIANÇAS DE 0 A 18 MESES

UM OLHAR DOS EDUCADORES

  • Lais Caroline Schropfer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo

Resumo

Tendo em vista que os primeiros anos de vida são fundamentais na constituição psíquica da criança, os educadores precisam de um olhar diferencial já que passam tanto tempo com essas crianças. Através do presente projeto buscou-se verificar os modos como se apresentam as relações entre bebês/crianças de zero a dezoito meses e seus educadores no contexto das Escolas de Educação Infantil, além de investigar, através da metodologia IRDI, a qualificação desses educadores. Participaram deste estudo 7 escolas (14 professores e 20 bebês), os quais foram acompanhados através de visitas nas instituições. Para a coleta do dados foram utilizadas Entrevistas com professores, Ficha pré-testes e observações das relações educadore/bebês. Os resultados, parciais da pesquisa indicam que quando o cuidador atua de modo suficientemente bom, ele exerce uma função fundamental na prevenção de algumas patologias psíquicas, que podem vir a surgir nesses primeiros meses de vida. Sendo assim, as possibilidades de intervenção com o IRDI em creches poderia orientar o olhar do professor e favorecer a promoção de saúde mental.

Publicado
03-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa