UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) NEONATAL

OPORTUNIDADE DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM CONHECER E ATUAR

  • Emanuelly Luize Martins Martins Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
  • Rosangela Rosa Hospital Regional do Oeste
  • Márcia Zambiasi Hospital Regional do Oeste
  • Odila Migliorini da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Resumo: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é um dos setores que compõem o maior hospital do oeste catarinense. Envolve um cuidado complexo, considerando os riscos, as vulnerabilidades e as especificidades de cada recém nascido seja ele de baixo peso, prematuro ou com a presença de alguma malformação congênita e/ou doença. Este setor, ainda desconhecido para muitos docentes e discentes, oportunizou a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) ao curso de Bacharel em Enfermagem, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. O ECS tem como objetivo aproximar os acadêmicos do curso de enfermagem do campo prático, proporcionando a relação entre teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva, assim como das habilidades para trabalhar nas diferentes dimensões que envolvem o profissional enfermeiro. O objetivo deste trabalho é compartilhar as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado I no setor da UTI Neonatal de um hospital do oeste catarinense. No primeiro semestre de 2019, entre março e junho, foram desenvolvidas as atividades do ECS I, iniciando seu desenvolvimento através do reconhecimento do setor, envolvendo coleta e pesquisas para conhecer e compreender a realidade, a organização, as rotinas, funcionalidades técnicas e práticas realizadas pela equipe. A partir desse reconhecimento, foram levantados os dados referentes as principais necessidades de intervenções e posteriormente, elaborado um plano de ações em conjunto com a enfermeira coordenadora. Foram elencadas intervenções que abordaram as quatro dimensões de atuação de enfermagem: pesquisa, que envolveu o desenvolvimento de um protocolo de Parada Cardiorrespiratória em recém nascidos e lactentes; educação, sendo realizadas atividades de educação permanente sobre o processo de enfermagem, método canguru e higiene das mãos; gerenciamento, auxiliando na implantação do processo de enfermagem; e assistência, que foi  o desenvolvimento do folder informativo com as principais orientações e informações destinadas aos pais dos pacientes. No decorrer do estágio, foram surgindo novas demandas e possibilidades de realizar atividades, havendo participação em eventos da área, homenagem para as mães do setor no dia das mães, assim como, uma atividade para que as quatros equipes de enfermagem pudessem interagir e se relacionar, mesmo encontrando-se em turnos distintos. Ao final do ECS I, pode-se concluir e compreender o quão amplo e complexo é o setor, necessitando que as práticas e técnicas desenvolvidas fossem acompanhadas de muita agilidade e delicadeza devido a sensibilidade dos pacientes. Realizar o estágio na UTI Neonatal mostrou ser uma oportunidade enriquecedora para adquirir conhecimentos e vivencias na neonatologia, devido a falta de abordagem sobre a área durante os semestres anteriores da graduação. Além de que, é uma área que exige estudo e dedicação constante, assim como atualizações em práticas e ações baseadas em estudos científicos, para desenvolver uma assistência que proporcionará o desenvolvimento e melhora do quadro clínico do paciente, com o menor risco de danos e traumas.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino