REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PERMANENTE

  • Laura Lange Biesek Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Graciela Soares Fonsêca

Resumo

A inserção de Educação Permanente (EP) na estruturação de cursos de medicina é proposta pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), representando uma forma de auxiliar a adaptação dos docentes, majoritariamente graduados em modelos tradicionais, ao currículo reformulado baseado em uma estruturação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ênfase em saúde coletiva, humanização, cuidado centrado na pessoa, aprimoramento de habilidades comunicacionais e outros aspectos da relação médico-paciente e diversas peculiaridades do currículo proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Projeto de Educação Permanente visa criar espaços para discussões e reflexões acerca do cotidiano docente, através de encontros mensais e seminários periódicos que permitam debates e problematizações de dilemas enfrentados no contexto de docência universitária. Percebe-se pouco interesse dos docentes, principalmente médicos, perante a cultura da EP, junto a pouco tempo extraclasse disponível para participação das atividades organizadas; além disso, ainda existe uma significativa resistência aos pressupostos das novas DCN, assim como um desconhecimento acerca do que está nelas descrito. Junto a isso, uma particularidade dos professores médicos é a baixa adesão às plataformas online (Moodle, portal do professor) da instituição, acompanhada de estranhamento perante obrigações institucionais inerentes ao cargo. Considerando os aspectos supracitados, objetivou-se realizar estratégias que permitissem atingir o máximo possível de docentes, mesmo aqueles não comparecessem aos eventos pessoalmente. Dessa forma, foram criados uma conta de e-mail e um perfil do Instagram® dedicados à EP. A partir disso, foram formulados materiais no formato de Flyers e posts do Instagram®, sendo divulgados também em um grupo do WhatsApp® que já existia previamente. O conteúdo era voltado para apresentação de tarefas institucionais, principalmente no caso de novos docentes; metodologias ativas, DCN, uso do Moodle e a divulgação de eventos da universidade e da EP. A estratégia foi bem avaliada pelos docentes, principalmente em relação à divulgação dos eventos da EP. Essa foi a única estratégia desenvolvida pela EP que foi capaz de atingir 100% dos professores, considerando que 34,1% dos docentes não compareceu a nenhum evento realizado, mas todos tiveram contato com os materiais desenvolvidos em alguma das plataformas onde foram disponibilizados. Perceptivelmente, o uso das redes sociais adequa-se a uma reestruturação da dinâmica comunicacional que ocorre a um panorama mundial; e foi a melhor forma encontrada de contornar o desafio apresentado pelo desencontro de horários entre o corpo docente, principal entrave na adequação da agenda dos encontros da EP. Destarte, contempla-se, nesse artifício, uma grande potencialidade na perpetuação da cultura da EP dentro do curso, permitindo um alcance progressivamente maior dessa importante ferramenta de consolidação do curso.

Biografia do Autor

Laura Lange Biesek, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.
Graciela Soares Fonsêca

Doutora em Ciências Odontológicas. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura