FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

  • Taíse Morgana Presotto Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Adriana Salete Loss

Resumo

Este trabalho apresenta a construção da dissertação do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu para a obtenção de grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para tanto, esta pesquisa dedica-se a estudar o programa do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC) e tem como objetivo compreender quais são as percepções do coordenador de formação, do formador estadual, dos formadores regionais e locais, envolvidos no programa de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), 2017 e 2018, de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação. A proposta de investigação é de caráter quantitativo e qualitativo, está orientada pelo enfoque descritivo-interpretativo, mediante pesquisa bibliográfica, já realizada, e pesquisa de campo que tem como universo pesquisado a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, bem como escolas públicas estaduais e municipais dos municípios que englobam a 15ª Coordenadoria Regional de Educação. Os sujeitos que farão parte da pesquisa de campo, por meio de entrevistas estruturadas e questionários anônimos, serão o coordenador de formação; o formador estadual; o formador regional e os formadores locais, do eixo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O interesse pelo estudo sobre o programa do PNAIC surgiu pelo fato de delinear aspectos relevantes de minha carreira profissional como professora alfabetizadora. À vista disso, que se justifica o entusiasmo em me debruçar nessa pesquisa, desejando observar quais são as percepções das demais pessoas envolvidas nesse processo. Esta pesquisa traz dados parciais, pois o estudo bibliográfico foi efetivado e seguimos na coleta de dados de acordo com a pesquisa de campo. Os dados do estudo bibliográfico indicam que houve esforço durante anos do governo federal para que as taxas de analfabetismo pudessem diminuir. Nesse sentido, foram instituídas muitas políticas de formação de professores no cenário brasileiro, objetivando fortalecer a necessidade de conhecimentos sobre a real função da escola e dos professores. No entanto, os professores ainda mostram-se despreparados para a atuação, inseguros diante das práticas diárias e desestimulados por uma série de fatores que acabam por influenciar o dia a dia na escola. Além disso, o estudo revela que o fortalecimento de práticas formativas é fator indispensável para que haja a qualidade educacional e para que esta se efetive, pois, no espaço escolar há a necessidade de competência profissional dos integrantes que aí atuam e para desenvolver essa competência há a exigência de reflexão da prática pedagógica e busca pela formação continuada.

 

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa