O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E INFRAESTRUTURA DA E. E. B. CEL. ERNESTO BERTASO

  • Cassiano Mignoni Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC.
  • Everton Bandeira Martins Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC.
  • Eliriane Ana Tonatto dos Santos Escola de Ensino Básico Coronel Ernesto Bertaso

Resumo

O artigo foi desenvolvido através das observações e regências em sala de aula mediante o Programa Residência Pedagógico (RP), subprojeto de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC, que ocorreu na unidade escolar Escola de Ensino Básico Coronel Ernesto Bertaso durante os meses de agosto de 2018 a julho de 2019. Através desta experiência do Programa RP, o autor buscou investigar estruturas totais que compreendem o ambiente escolar, conferindo um destaque na infraestrutura da Escola onde realizou o estágio, destacando a relação ensino-aprendizagem com as condições estruturais em que se encontra a Escola durante este período de atuação do autor. Partindo destas premissas utilizou-se da literatura de autores da educação como Paro, Nóvoa, Gallo, Capovilla e Cândido, além do auxílio da literatura das ciências humanas, como Foucault, Elias e Han, em que buscou relacionar as críticas destes autores com o modelo arquitetônico da instituição de ensino básico investigada. Mediante aos aparatos legislativos como LDB/96 e BNCC, e também no Projeto Político Pedagógico da Escola associado a literatura crítica dos autores citados, o autor examinou a estrutura escolar, (administrativas, sociais e infraestrutura) e construiu a análise das condições estruturais com foco na infraestrutura. Através de imagens fotográficas e a literatura citada que se constituiu esta pesquisa, obtendo resultados
parciais e significantes das estruturas totais da unidade escolar investigada. A relação entre infraestrutura e aprendizado é numerosa debatida dentro do campo da educação, sendo o que forma a estrutura física, a arquitetura do edifício, a disposição e organização das salas, a mobília escolar, os materiais de ensino e etc, um conjunto que se relaciona com os sujeitos presentes no espaço educacional, deste modo o modelo estrutural interfere na formação dos sujeitos e assim, contribui para os interesses do sistema vigente, uma disciplinarização dos corpos para que
sirvam ao capital. O ambiente escolar tem que ser um lugar confortável aos sujeitos que frequentaram, e com base do que se compreende de espaço apropriado nos autores supracitados e na legislação brasileira. A unidade escolar E. E. B. Cel. Ernesto Bertaso apresentou um déficit em sua infraestrutura, ocorrendo obstruções no caminho, acesso limitado à determinadas salas para alunos especiais, localização da biblioteca e exemplares, ausência de equipamentos e salas de mídia. Assim se conclui que se faz necessárias reformas estruturais na infraestrutura na E.
E. B. Cel. Ernesto Bertaso como parte de um processo numa reforma total das estruturas escolares brasileiras.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino