Fontes históricas em sala de aula

diferentes abordagens

  • Izadora Parckert Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões obtidas através da experiência no Programa de Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, e vinculado ao Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. O início da atividade docente levou em consideração todas as reflexões tiradas a partir das observações feitas em 2018.2, onde foi possível conhecer melhor o funcionamento da escola, o bairro, os discentes que fazem parte do ambiente escolar e principalmente os alunos que o frequentam. Todo esse aporte anterior tornou menos desesperador a tarefa de entrar em sala de aula pela primeira vez como docente de História. As práticas docentes em questão tiveram como subsídio o projeto de intervenção pensado no semestre anterior, o qual previa a utilização de fontes históricas em sala de aula pois foi possível perceber que a maioria dos estudantes, seja no ensino fundamental ou médio, possuem a ideia de que a História é algo muito distante a eles, não conseguindo realizar associações ao seu contexto ou sua realidade e poucos conseguem ver a aplicabilidade ou a legitimidade da disciplina histórica. Sendo assim, durante toda a prática docente buscou-se fazer esse exercício de colocar os alunos em contato com diversos tipos de fontes. Com a aplicação do projeto e com o decorrer das aulas foi possível perceber algumas diferenças didático-metodológicas com relação aos alunos do fundamental e do médio, levando em consideração seus contextos, faixas etárias e comportamento em sala de aula, e são essas divergências que serão abordadas e refletidas neste trabalho. Conclui-se que para garantir aulas mais dinâmicas, atrativas e produtivas para ambas as partes, é necessário ter um tratamento diferenciado para cada turma em cada nível de ensino, neste caso, ensino fundamental e médio, sempre levando em conta suas especificidades.

 

Palavras-chave: Docência. Estágio. Fontes históricas. Residência Pedagógica.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino