GÊNERO NA ESCOLA

UMA ANÁLISE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Angela Cristina Lauchzer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Krauspenhar Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Izadora Parckert Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Everton Martins Bandeira, Dr. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Monique Gielda Escola de Educaçao Básica Tancredo de Almeida Neves

Resumo

O presente trabalho reflete sobre as experiências proporcionadas pelo
Programa de Residência Pedagógica em seu primeiro semestre de funcionamento no
curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Uma
vez que o Programa foi vinculado ao componente curricular de Estágio
Supervisionado I, durante agosto e dezembro de 2018 foram apenas observadas
aulas no Ensino Fundamental e Médio, a fim de apontar as carências e dificuldades
existentes para posteriormente tentar superá-las durante o período de docência e
aponta-las como sugestões de melhorias para a preceptora do núcleo. Ao todo foram
observadas um total de 30 aulas de História na Escola de Educação Básica Tancredo
de Almeida Neves, localizada no bairro Efapi, na cidade de Chapecó, Santa Catarina.
Durante os períodos de observação, chegou-se ao enfoque deste artigo, que trata das
representações e relações de gênero nas aulas de História do Ensino Fundamental.
Após presenciar algumas conversas paralelas com caráter machista e ver os dados
do Projeto Político Pedagógico da escola, julgamos necessário analisar com mais
profundidade questões relacionadas a gênero e a representatividade feminina nas
aulas de História. Assim, notou-se ne a necessidade de aplicar um questionário. O
mesmo foi realizado com 25 estudantes do 9º ano, que responderam questões objetivas e assertivas, chegando a um resultado nada positivo. Ao serem
questionados a respeito de quais personalidades masculinas e femininas lembravam
de ter estudado ao longo do anos, o número de homens lembrados foi quatro vezes
maior que o de mulheres, sendo que estas foram, na grande maioria, copiadas entre
os colegas, que não conseguiam lembrar nem das mulheres que estavam
representadas nas pinturas das paredes da sala. Além disso, vários estudantes
assinalaram que concordavam com situações de elevado teor machista, levantando
questões culturais e sociais que podem ser compreendidas ao analisar o contexto em
que estão inseridos. Após os resultados obtidos, os dados foram repassados a
preceptora como sugestão de melhoria e tornaram-se um requisito essencial para as
residentes utilizarem ao iniciarem à docência no semestre seguinte.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Ensino Médio. História. Questionários.
Chapecó.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino