A RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE MEDICINA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Michele Zortea UFFS
  • Regina Inês Kunz

Resumo

Resumo: O presente relato visa descrever a experiência do discente como monitor do Programa de Monitoria de Ensino por Público-Alvo do curso de Medicina ao longo do período de agosto de 2018 a julho de 2019. A ferramenta de monitoria destina-se ao suporte teórico e prático na área de Anatomia Humana, Biologia Celular, Bioquímica e Histologia/Patologia. A realização da monitoria constituiu-se de encontros em turnos inversos aos de aulas principalmente no laboratório de Anatomia Humana. Dispõe-se de peças sintéticas e cadavéricas com finalidade de aprendizado. Os monitores atuam como guias da atividade, orientando a revisão de conteúdos, esclarecendo eventuais dúvidas e correlacionando componentes teóricos com a prática clínica. São realizados simulados dos testes utilizados nas avaliações das disciplinas, os quais possibilitam identificar possíveis falhas na construção do conhecimento.  A presença do aluno monitorado não é obrigatória. No entanto, há importante demanda uma vez que numerosas são as dificuldades relacionadas ao aprendizado da disciplina nas primeiras fases do curso de Medicina incluindo a identificação de estruturas e memorização de nomenclatura. Ainda, tais etapas do curso são enfrentadas por alunos geralmente oriundos de cursos pré-vestibulares preparatórios nos quais o formato de ensino é minuciosamente detalhado e entregue de maneira processada e orientada pelos docentes. Ao ingressar na Universidade, entretanto, o discente se depara com o crucial desafio de aprender, inicialmente, a estudar por conta própria. Nesse contexto, o Programa de Monitoria se mostra um dispositivo de relevante importância para a formação acadêmica ao auxiliar o estudante não apenas a decorar nomes de estruturas anatômicas, mas também orientar sua maneira de estudar e administração da rotina de estudos conciliada com vida social e bem-estar, tendo sempre em consideração a saúde mental. Os monitores, por sua vez, encontram no Programa de Monitoria a oportunidade de memorizar e consolidar conhecimentos a partir da revisão e prática, além do contato com o universo da docência. Por conseguinte, a experiência da monitoria é de inegável importância para todos os acadêmicos envolvidos, tanto pelo aprendizado técnico em si quanto pelo desenvolvimento das habilidades de transmitir e processar conteúdos.

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Palavras-chave: Monitoria. Ensino. Conhecimento.

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino