A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA ACADÊMICA E O INTERCÂMBIO DE ESTUDOS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO

EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDAD NACIONAL DE MISIONES, ARGENTINA

  • Juliana Ribeiro França Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Salete Loss Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Em 2015 a Universidade Federal da Fronteira sul (UFFS), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e a Universidad Nacional de Misiones (UNaM) da Argentina, se comprometeram a trabalhar de forma conjunta a partir dos propósitos do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, do Edital SECADI/CAPES Nº02/2014. O referido Programa objetiva o fortalecimento, por meio das relações de internacionalização, de projetos conjuntos de pesquisa, entre instituições brasileiras e estrangeiras que aprofundem às questões relativas à permanência dos Setores Populares na Universidade, ingressos por meio das políticas que ampliam e democratizam o direito ao acesso ao Ensino Superior. Ao longo das atividades realizadas pelas universidades citadas, foram incorporados ao projeto pesquisadores da Universidade de Passo Fundo do Brasil, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Universidad de Málaga (Espanha).
Os recursos metodológicos empregados no projeto foram desde de pesquisa bibliográfica até a organização de Cine Debates, grupos focais na Universidade Federal da Fronteira Sul e intercâmbios para bolsistas vinculados ao projeto de diversos cursos da graduação do Campus Erechim da UFFS e uma doutoranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
De maneira geral os resultados foram positivos, pois além da identificação de problemáticas comuns e também particulares nos mais diversos contextos de cada instituição dos países participantes do grupo de investigação, referentes ao ingresso e permanência de grupos em situação de vulnerabilidade social/econômica no ensino superior, estudantes da graduação pertencentes aos setores populares/em situação de vulnerabilidade socieconômica da UFFS tiveram a oportunidade de iniciar uma pesquisa internacional e realizar intercâmbios de estudos na Universidad Nacional de Misiones na Argentina nos cursos de Antropologia Social e Educação Especial.Conclui-se, portanto, que a investigação acerca da democratização do ensino
superior, sobretudo do ensino público é de suma importância considerando-se
processos históricos excludentes que no caso brasileiro estão refletidos na
cotidianidade até o presente momento, e mais do que realizar este tipo de
investigação, é fundamental a viabilização de recursos para que os setores
populares possam construir espaços para o debate sobre o assunto e também
participar de experiências de ensino-aprendizagem das quais historicamente sempre
foram, efetivamente, privados.

Publicado
19-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa