CURSO DE EXTENSÃO
GEOGEBRA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
Resumo
O presente trabalho visa divulgar as atividades do curso de extensão: ‘GeoGebra para o estudo de funções’, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, no segundo semestre de 2019 com vigência em 10 de Abril de 2019 à 12 de Junho de 2019. O objetivo principal do curso foi proporcionar aos participantes o estudo do software GeoGebra, bem como explorar suas potencialidades para a abordagem de funções matemáticas em diferentes registros de representação. O curso de extensão foi disponibilizado tanto para os alunos da universidade quanto para os alunos do ensino médio da comunidade externa da região de abrangência da universidade, beneficiando aqueles que buscavam melhoria em seus conhecimentos acadêmicos e pessoais, sendo de grande importância no decorrer da graduação ou nos estudos seguintes de suas vidas. O referido curso proporcionou a oportunidade de conhecerem um software de grande valia para disciplinas envolvendo a área da Matemática onde são utilizados todo tipo de equações, funções e gráficos. Foram realizados encontros semanais no laboratório de informática da universidade, nos quais desenvolveram-se sequências didáticas para a familiarização dos participantes com o software GeoGebra e posteriormente a sua utilização para favorecer o entendimento e análise de diferentes funções matemáticas. As aulas realizadas, nesses encontros, aconteciam com atendimento direto ao aluno, se o mesmo tivesse alguma dúvida, e também com slides da apostila e de exemplos transmitidos por meio de um retroprojetor, oferecendo assim aos alunos a oportunidade de acompanhar em tempo real toda aplicação do software GeoGebra facilitando o entendimento dos mesmos e reduzindo a quantidade de dúvidas. Por se tratar do primeiro curso de extensão sobre o software GeoGebra, disponibilizado para alunos, esperava-se mais dificuldades durante o período de vigência, que afinal foram mínimas e o curso ocorreu com grande excelência. Foi notável a satisfação dos alunos por encerrar o curso tendo em seus respectivos currículos e no aprendizado pessoal um mecanismo que os ajudará em resoluções de exercícios e estudos sobre funções matemáticas. Sendo assim o curso demonstrou grande importância por propiciar não somente o que foi visto em aula, mas também por permitir que os alunos tenham outra maneira de aprender e agregar na graduação ou no aprendizado pessoal. Acredita-se que a realização do curso auxiliou os participantes na compreensão da representação gráfica e algébrica das funções estudadas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.