MONITORIA EM MATEMÁTICA C E CÁLCULO I

  • Vitor Brunow da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Izabel Giovelli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lorena Fonseca Marins
  • Eduardo Fenner
  • Neusete Rigo

Resumo

O projeto monitoria de apoio pedagógico acadêmico fez parte do programa de monitorias promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) por meio da Diretoria de políticas de graduação e foi desenvolvido no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, com vigência de 01 de agosto de 2018 a 12 de julho de 2019, na UFFS, campus Cerro Largo. Especificamente, neste texto dedica-se atenção a monitoria envolvendo a área da Matemática onde participaram alunos dos componentes curriculares de matemática instrumental, matemática C e cálculo I. As atividades de monitoria do projeto desenvolveram-se com o objetivo de promover apoio pedagógico aos estudantes que possuem dificuldades em Matemática e a aproximação com a prática docente no ensino superior para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, produzindo condições cognitivas, instrumentais e contextuais para a inserção acadêmica e a permanência com êxito na universidade. Durante todo o projeto foram realizadas atividades como reuniões semanais com à professora-orientadora, horários pré estabelecidos que beneficiassem os monitores e os acadêmicos, listas de exercícios enviadas e resolvidas com antecedência, bem como, estratégias de ensino que para melhor atender as dúvidas dos acadêmicos participantes. O atendimento era realizado diretamente com o aluno, em grupos ou com explicações no quadro quando o número de alunos era muito grande, facilitando e agilizando assim toda didática do ensino naquele momento. Percebeu-se uma melhoria significativa para os alunos que procuravam à monitoria onde foi possível observar à satisfação de cada aluno ao sair com suas respectivas dúvidas sanadas. Deste modo, esta monitoria teve por objetivo proporcionar apoio pedagógico aos estudantes que apresentam baixo desempenho e/ou dificuldades na área da Matemática, conjuntamente busca, por meio desse atendimento aos alunos, iniciar os monitores na prática docente no ensino superior e qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, ao realizar esta monitoria os acadêmicos monitores tiveram contato com a prática docente no ensino superior, entenderam mais as dificuldades dos acadêmicos em relação aos conteúdos e aperfeiçoaram seus conhecimentos, além disso, a monitoria propicia espaço para troca de saber qualificando o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino