ARTICULAÇÃO ENTRE MONITORIA E DOCÊNCIA MEDIADA PELA FÍSICA BÁSICA

  • Júnior Isaías Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thiago De Cacio Luchese

Resumo

As disciplinas de Física Básica estão presentes em cinco cursos na
Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (Física, Química,
Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária). Em cada curso
atendido são notadas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos
Componentes Curriculares Regulares (CCRs) vinculadas ao curso de Física, sendo
estas “dificuldades” quantitativamente expressas através das retenções observadas
nestes CCRs. A retenção nestes CCRs apresenta como consequência imediata o
atraso na formação dos acadêmicos afetados que, por sua vez, pode vir a
desanimá-los a obter a formação desejada e gerar evasão. A monitoria é um apoio
pedagógico oferecido aos alunos com interesse em conhecer mais a fundo a
disciplina, de modo a auxiliar na solução de dificuldades em relação a algum ponto
dos assuntos trabalhados em aula. A metodologia de ensino empregada se efetuou
ao atendimento de todo e qualquer discente que buscou ajuda em qualquer uma das
disciplinas abrangidas por esta monitoria. Pode-se destacar que a procura dos
discentes à monitoria foi relativamente boa, porém, houve uma expectativa de que
tivesse uma procura maior dos discentes, visto que geralmente as pessoas que
procuravam o monitor para a primeira prova, foram as mesmas que o procuraram
para a segunda e terceira avaliação. Com a monitoria, percebeu-se a importância de
contribuir com aqueles discentes que possuem dificuldades na assimilação de
conteúdos. Estas dificuldades se intensificam no momento em que os alunos
buscam resolver os exercícios propostos pelo professor. Desta forma, introduz-se o
papel do monitor, sendo capaz de ajudar, e ao mesmo tempo promover a autonomia
gradativa do aluno que o procura regularmente. Para os próximos monitores, não
somente da área da Física, sugere-se buscar alguma forma de atrair mais
acadêmicos a vir buscar ajuda na monitoria, pois a busca passou a ser praticamente
com os mesmos acadêmicos neste último ano de atividades.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino