METODOLOGIAS ATIVAS:

USO DO KAHOOT NA EPT

  • Ângela Helena Peretti IFRS - Campus Sertão
  • Angélica Tommasini IFRS - Campus Sertão
  • Ana Sara Castaman
  • Márcio Luís Vieira
  • Luciane Inocente

Resumo

As metodologias ativas auxiliam em sala de aula e constituem-se como estratégias de ensino com o intuito de mediar a construção de aprendizagens por parte dos estudantes. Um exemplo de ferramenta usada como colaboradora no trabalho pedagógico é a gamificação, em que se destaca o uso do Kahoot. Aplicativo que pode ser utilizado como mecanismo de avaliação e/ou mediação do ensino. O docente responsabiliza-se por criar seu próprio quiz e disponibiliza para seus alunos. Ao terem acesso podem iniciar o jogo de perguntas e respostas. É importante que os estudantes saibam como este funciona para usá-lo corretamente, de modo que esta experiência seja agradável. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar acerca do emprego do aplicativo Kahoot no processo de ensino e aprendizagem, no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. O kahoot foi utilizado na unidade curricular de Manejo de Água e Solo. Após apresentação do conteúdo, por meio de aula expositivo-dialogada, o professor orientou aos estudantes para acessarem individualmente o aplicativo em seus celulares. Na sequência, aplicou um formulário online, com questões objetivas, com a finalidade de verificar quanto o uso as metodologias ativas contribuem para o processo ensino e aprendizagem. As análises revelam que o Kahoot é uma alternativa de ensino e que facilita a construção da aprendizagem, já que é possível abranger os mais diversos conteúdos para relacionar com a aula. É uma ferramenta que permite que o docente crie atividades de forma gratuita, potencializando a gamificação. De acordo com a pesquisa, examina-se que 92,59% dos alunos acharam interessante a experiência com o Kahoot, e além disso, 85,19% responderam que o aplicativo ajuda na atividade de raciocínio. Observa-se a aceitação dos estudantes pela estratégia e que realmente creem que com o apoio da tecnologia, as aulas tornam-se mais atrativas.
 Palavras-chave: Kahoot. Metodologias ativas. Educação profissional e tecnológica.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Comunidade Regional