O USO DO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO PROEJA

  • Angélica Tommasini IFRS - Campus Sertão
  • Ângela Helena Peretti
  • Ana Sara Castaman

Resumo

O material didático-pedagógico é um importante instrumento para o
processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Partindo deste
pressuposto o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do emprego
do material didático-pedagógico na construção das aprendizagens de jovens e
adultos, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) -
Campus Sertão, na unidade curricular de Recursos Humanos e Relações
Interpessoais, do curso de Técnico em Comércio. O escopo deste estudo parte de um
relato de experiência realizado no primeiro semestre de 2018, por uma estudante em
seu estágio curricular obrigatório, do curso de Formação Pedagógica de Docentes
para a Educação Básica e Profissional ofertado pelo IFRS - Campus Sertão. Foram
elaboradas e aplicadas diversas estratégias de ensino no decorrer das aulas, entre
elas os estudantes tiveram a oportunidade de construir e experienciar o uso de alguns
materiais didáticos-pedagógicos como: trilha de chão, palavras-cruzadas, jogos de
memória e portfólio. O uso do material didático-pedagógico colaborou
significativamente para a construção da aprendizagem dos estudantes, pois os relatos
obtidos após cada atividade demonstraram interesse nas práticas educativas
propostas, o que resultou a compreensão e reflexão dos conteúdos mediados. Além
disso, contribuiu para a colaboração entre os pares, a inovação no processo de
ensino, a constituição da autonomia e da responsabilidade dos estudantes pelas suas
aprendizagens. Conclui-se que esta experiência pode transformar o ensino em uma
prática social que otimiza a qualidade do PROEJA.
Palavras-chave: PROEJA. Material didático-pedagógico. Aprendizagem.

Publicado
28-08-2019
Seção
Campus Erechim - Comunidade Regional