UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA EVASÃO ACADÊMICA NA UFFS REALEZA

  • Pamela Tais Clein Capelin UFFS
  • Izabel Ronsoni Giglioli Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Silvana Veroneze Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Merce Paula Muller Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Karina Ramirez Starikoff Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Resumo

Resumo: Este trabalho visa a apresentar um recorte de uma pesquisa que tem se desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza, acerca da evasão educacional, que é considerada um dos principais problemas compartilhados por todos os níveis de ensino, público ou privado. Nessa perspectiva, a pergunta investigativa questiona as possíveis causas desse fenômeno nos cursos de graduação da UFFS Realeza. Como objetivo geral, analisam-se os pressupostos teóricos referentes a essa problemática, bem como os dados empíricos gerados na Instituição, a fim de responder adequadamente à indagação proposta. Justifica-se o estudo em vista da relevância e da emergência de discussões, uma vez que se percebe a persistência significativa nos índices de evasão. Com efeito, a pesquisa caracteriza-se como teórico-prática, pois, além da bibliografia técnica consultada, produzem-se informações por meio de documentação direta extensiva, em forma de questionário emitido via e-mail aos acadêmicos evadidos dessa IES, no período de 2010 a 2016, dos seis cursos da Instituição: Bacharelado em Medicina Veterinária e Nutrição, bem como Licenciatura em Letras - Português Espanhol, Física, Química e Ciências Biológicas. As respostas obtidas são analisadas quantitativa e qualitativamente, para fins explicativos sobre as questões que resultam no abandono de vaga na universidade, representando uma perda de recursos e de esforços de todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Como resultados parciais, entende-se que, por um lado, a expansão do ensino superior proporciona o aumento da oferta de cursos e de universidades no país, por outro, facilita a migração discente entre as instituições e contribui para as altas taxas de evasão. Também, identifica-se que uma das principais razões geradoras da evasão acadêmica, na IES, está relacionada ao impasse de conciliar o horário de trabalho com o de estudos pelos acadêmicos. Em vista das informações elencadas, compreende-se que a permanência do aluno depende da implementação e do acompanhamento de políticas públicas educacionais que disponibilizem o apoio pedagógico e psicológico, bem como o incentivo ao processo educacional, por meio de serviços e de ações do setor de Assistência Estudantil, em consonância com outras instâncias responsáveis, a fim de que esse cenário possa tornar-se mais favorável.

Palavras-chave: Ensino Superior. Evasão no Campus Realeza. Abandono Universitário.

Publicado
17-09-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Pesquisa