INDICADORES DE TEMPO DA UTILIZAÇÃO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA PROCEDIMENTOS ELETIVOS EM UM HOSPITAL PARTICULAR DE MÉDIO PORTE E ALTA COMPLEXIDADE NO OESTE DE SANTA CATARINA

  • Rubens Elias Dahlke UFFS
  • `Patrícia Gonçalves Zambrano Guimarães Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó/SC
  • Marcelo Zeni Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó/SC

Resumo

O tempo médio de preparo de sala, realização de cirurgia, limpeza e intervalo entre cirurgias, impactam de forma direta na dinâmica hospitalar, podendo gerar ganhos ou perdas de acordo com sua organização. A determinação para a cobrança de um serviço cirúrgico varia de acordo  com o grau de complexidade da operação, o material e a estrutura utilizados. Por essas razões, a hora do centro cirúrgico (CC) é considerada a mais cara quando comparada com as demais da cadeia hospitalar.  Ademais, a permanência do paciente no CC por longas horas faz com que a recuperação pós operatória seja mais lenta e os danos fisiológicos e riscos de infecções sejam maiores. Nesse contexto, objetiva-se com o presente trabalho avaliar os indicadores de tempo do CC em cirurgias eletivas de um Hospital de médio porte e alta complexidade no Oeste Catarinense,  possibilitando a descrição dos tempos e elaboração de esquemas identificando o período de utilização da sala de cirurgia para cada processo. Trata-se de um estudo transversal descritivo com dados primários no qual os pesquisadores realizarão a coleta de forma prospectiva em salas do CC. Serão incluídas 150 cirurgias eletivas realizadas nessas salas entre horários de 7:00 a 12:00 e das 13:00 as 19:00, no segundo semestre de 2019. Os tempos a serem cronometrados serão: tempo da chegada na sala até o início da anestesia; tempo entre a realização da anestesia e início da cirurgia;  tempo do início ao fim da cirurgia; tempo entre término da cirurgia e final da anestesia; tempo de liberação do anestesista até retirada do paciente da sala; tempo de saída da sala até início da limpeza da sala; tempo de início ao fim da limpeza; tempo entre saída de um paciente e entrada do outro; tempo total do paciente na sala do CC; e tempo que a sala permanece sem atividades. Através desse estudo, espera-se identificar o tempo utilizado em cada etapa de trabalho que ocorre nas salas do CC, possibilitando a criação de esquemas que facilitem o entendimento da logística hospitalar. Caso a comparação com os indicadores considerados satisfatórios na literatura evidenciem um prolongamento na utilização do tempo, os dados coletados poderão ser usados com intuito de melhorar a qualidade da logística hospitalar, otimizando a utilização do tempo no CC. Dessa forma, o entendimento desses tempos impacta diretamente na dinâmica de funcionamento do hospital. Portanto, sua análise é de suma importância para qualificar o sistema de saúde, reduzir gastos, melhorar  o gerenciamento, valorizar o trabalho do profissional e promover cuidado qualificado ao paciente.

Biografia do Autor

`Patrícia Gonçalves Zambrano Guimarães, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó/SC

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó/SC

Marcelo Zeni, Universidade Federal da Fronteira Sul- Chapecó/SC

Médico Urologista; Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Governador Celso Ramos (HGCR, Florianópolis) e Residência Médica em Urologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR, Curitiba).Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU). Membro associado da European Urological Association (EAU) e da Confederação Americana de Urologia (CAU) Professor Titular do Curso de Medicina da Unochapecó. Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa