RELATO DO PERÍODO DE VIVÊNCIAS

Vigilância em Saúde na Unidade de Saúde Juvenal Batista

  • Julia Beatrice de Araújo UFFS
  • Gilnei Fitler Soares
  • José Afonso Pena Paes
  • Marta Schidt Pfaffenzeller
  • Severina Silva Amaral
  • Maria Eneida Almeida
  • Maira Scaratti
  • Rafael de Oliveira Leite

Resumo

Na Atenção Básica é fundamental identificar as influências socioambientais que interferem no processo de saúde-doença e garantir que a Vigilância em Saúde reconheça as necessidades locais e desenvolva intervenções adequadas para as situações observadas. Levando em conta tais aspectos, entre os dias 08 a 12 de abril de 2019, os alunos da segunda fase de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, realizaram vivências de Saúde Coletiva na Unidade de Saúde Juvenal Batista, no bairro Quedas do Palmital, e sob orientação da professora, analisaram a situação de saúde deste território. Os alunos acompanharam as agentes comunitárias de saúde e o coordenador da unidade, com o objetivo de elaborar um diagnóstico comunitário. Essa Unidade é composta por uma Equipe de Saúde de Família e possui uma população adstrita de aproximadamente 4450 pessoas. Seu território é dividido em sete microáreas, destas, quatro são urbanas e três são rurais. Existem locais de apoio à população como igreja, escolas, associações de moradores e o Programa Viver. O território cresceu a partir da expansão da cidade de Chapecó, e é constituído, principalmente na região que circunda a Unidade de Saúde, por uma população em condições de vulnerabilidade social, como a falta de saneamento básico, na ausência de tratamento dos esgotos domiciliares, que acabam sendo liberados nos afluentes locais; a falta de pavimentação das ruas, cuja grande maioria é estrada de chão; a falta de lixeiras, que propicia a proliferação de vetores de doenças; e o grande número de cachorros soltos nas ruas. A partir das condições observadas, pensou-se em um projeto de intervenção intitulado “Saúde do Bairro”, que consistiu no desenvolvimento de três atividades. A primeira foi a elaboração de um banner para ser presenteado à Unidade, que representou o problema central observado, na temática da “Saúde Ambiental”, com a criação de uma árvore de problemas onde as raízes correspondem às causas como o abandono do poder público e a falta de mobilização social; o caule representa o problema central – a saúde ambiental; e os galhos equivalem às consequências, como problemas respiratórios advindos da queima de lixo e da falta da pavimentação, os cheiros fortes por falta de saneamento e a poluição dos córregos devido à liberação de esgoto em lugares incorretos. A segunda atividade foi o desenvolvimento de um folder que trouxe à visibilidade quais condições ambientais causam prejuízos à saúde da comunidade e quais as possíveis soluções para isso. Esses folders foram impressos e entregues às agentes de saúde para que distribuíssem à população e discutissem a questão ambiental, em busca de alguma mudança nos hábitos nocivos à saúde do bairro. E a terceira atividade foi a elaboração de um vídeo que traduz toda a experiência dos alunos nesta semana de vivências. Tais atividades de Educação em Saúde foram desenvolvidas visando trazer para a pauta da Unidade a importância do tema da Saúde Ambiental nos processos de saúde-doença, buscando a promoção da saúde e uma melhoria na qualidade de vida da população coberta por esta Unidade de Saúde.   Palavras-chave: Vigilância em Saúde. Saúde Ambiental. Territorialização. Diagnóstico Comunitário.
Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino