OS CAMINHOS DA PESQUISA

CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL JARDÍN FABULINUS/ARGENTINA E DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM REGGIO EMÍLIA/ITÁLIA

  • Rosângela Fátima Dalagnol UFFS - Campus Erechim/RS
  • Adriana Salete Loss

Resumo

As competências socioemocionais vem conquistando um espaço significativo nos contextos escolares. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, chama atenção para a o desenvolvimento das competências socioemocionais desde a educação infantil. Nesse sentido, o presente resumo apresenta por meio da pesquisa bibliográfica, os dados parciais do projeto de pesquisa em curso, o qual tem como título “As percepções de gestores e professores da Educação Infantil da rede municipal de Erechim sobre a educação socioemocional e a abordagem das competências socioemocionais proposta pela Base Nacional Comum Curricular”. A pesquisa bibliográfica compreende uma das etapas mais importantes para a realização da pesquisa. A revisão de literatura proporcionou o contato com os estudos realizados sobre o tema, reunindo contribuições significativas para a discussão e análise dos dados coletados por meio da pesquisa de campo. Dessa forma, as leituras realizadas trouxeram as concepções de autores como Goleman (1995), Gerhardt (2017), Vygotsky (apud OLIVEIRA, 2016), Wallon (apud DANTAS, 2016), Piaget (apud LA TAILLE, 2016), Gardner (1995) os quais chamam a atenção para o período que compreende a fase da primeira infância como crucial para o desenvolvimento de habilidades relacionadas as emoções. Também salientam a importância das emoções para a formação integral dos sujeitos e para constituição de características significativas para toda vida. A pesquisa bibliográfica deu-se também por meio da participação em dois cursos, sendo um na escola de educação infantil Jardín Fabulinus - Argentina e o outro em Reggio Emília –Itália. A abordagem de Reggio Emilia é modelo de educação infantil para o mundo, tendo como característica principal o protagonismo infantil para o processo de construção do aprendizado. Logo, a escola Jardín Fabulinus dialoga com a abordagem de Reggio Emilia em diversos aspectos que a compõem. Nesse sentido, estes cursos possibilitaram experienciar as vivências produzidas na prática, revelando a importância, da arquitetura, da estética, dos contextos de aprendizagem, da escuta sensível, do olhar atento às potencialidades das crianças e das relações e interações para o desenvolvimento
1 Graduada em Pedagogia; Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia Clínica; Mestranda pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGPE). E-mail: rosangela_dalagnol@hotmail.com
2 Doutora em Educação e professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS, campus Erechim. E-mail: adriloss@uffs.edu.br.
integral dos sujeitos, considerando o aprendizado das competências socioemocionais. Também contribuíram para a ampliação do conjunto de referenciais teóricos e evidenciaram aspectos significativos que juntamente com as concepções teóricas estudadas, darão suporte para a discussão e análise dos dados que serão coletados na etapa da pesquisa de campo. Por meio da qual, a coleta dos dados acontecerá em quatro das oito escolas de Educação Infantil do município de Erechim/RS, das quais duas estão localizadas em bairros periféricos e duas em bairros centrais. A coleta será por meio de entrevistas estruturadas áudio-gravadas, com dois professores, sendo um professor do maternal e um do pré B, e um coordenador pedagógico de cada escola, totalizando, assim, oito professores e quatro coordenadores pedagógicos, perfazendo um total de doze pessoas entrevistadas. Posteriormente, será realizada a análise de conteúdo seguida da interpretação dos dados, considerando os estudos realizados por meio da pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados obtidos, será produzido um caderno pedagógico, composto por diretrizes que terão por objetivo contribuir com o trabalho docente acerca das competências socioemocionais na Educação Infantil.
Palavras-chave: Competências Socioemocionais. Educação Infantil. Cursos. Referenciais teóricos.

Publicado
06-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa