METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA PROJETO ARQUITETÔNICO E A CIDADE

  • Ernestina Rita Meira Engel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Andrieli Todero
  • Renata Franceschet Goettems

Resumo

A disciplina de Projeto Arquitetônico e a Cidade é aplicada no sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS. O Componente Curricular tem como objetivo, em sua base teórica, formar profissionais cientes de que estética e funcionalidade devem estar aliadas ao fator social dos artefatos arquitetônicos, bem como relacioná-los a sustentabilidade, durabilidade e economia. Ainda, apresenta temas relacionados à interface entre o urbano e o arquitetônico, ou seja, preocupa-se em construir um arcabouço de possíveis soluções que primam pelo relacionamento público e privado, urbano e arquitetônico, buscando propor diferentes ambiências nas cidades. Nesse sentido, enfatiza-se que tais ambiências devem levar em consideração a cultura e a memória do local, buscando a valorização dos indivíduos que já se utilizam das áreas de proposição do projeto. Para que o estudante possa ainda ser capaz de compreender a necessidade dos indivíduos como um todo foram analisados e estudados diversos teóricos da arquitetura e urbanismo, como Vicente Del Rio, Jane Jacobs, Kevin Lynch, Raquel Rolnik e Juan Luis Mascaró. Após a escolha de um local de análise, dentro da cidade de Erechim - RS, o semestre foi dividido em quatro módulos. Assim, no decorrer dos módulos, o aluno começa a ser introduzido no planejamento urbano em escalas macro posteriormente, aprofunda-se na escala micro, até chegar ao objeto arquitetônico. No primeiro módulo, denominado Análise Urbana, foram realizadas discussões sobre textos, fichamentos, e análise das condicionantes da área de projeto. Com base nessas discussões, no segundo módulo, buscou-se trabalhar com o plano de massas, propondo-se ocupação para a área, nos moldes de uma operação urbana consorciada, tratando de relacionar as ações prevista no plano com a possível área de implantação da obra arquitetônica. No terceiro módulo, foi definido um recorte para detalhamento urbano, que deveria contemplar a área de intervenção do objeto arquitetônico. Na medida que a escala foi sendo aproximada, aprofundou-se em questões acerca de desenho urbano de vias, infraestruturas, relações de gabaritos e de transição entre espaços públicos e privados. No último módulo, denominado “detalhe”, foi realizado o projeto arquitetônico de um Mercado Público, seu desenho e relações com o entorno, bem como transições entre espaços públicos e privados. Dessa maneira, através da metodologia desenvolvida na disciplina ocorre uma inserção dos discentes no âmbito urbano, oportunizando e instigando o pensar na arquitetura como um jogo de relações mútuas. A vida das cidades, bem como a dos edifícios, sempre está correlacionada, e carrega consigo um campo infinito de possibilidades quando construído e habitado pelo homem, cabendo aos arquitetos saber como conciliar isso da melhor forma. Sendo assim, obtém-se um resultado positivo do componente curricular, pois o mesmo trata de forma organizada e eficaz as práticas existentes e cotidianas do profissional atuando no mercado de trabalho, além de promover novos olhares ao mundo e as esferas de vivência de cada acadêmico.

Publicado
05-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino