O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEUS DESAFIOS NA ESCOLA

  • ELIS JOSIANE SPOHN BEVILAQUA UFFS ERECHIM
  • GESSICA CAROLINE ALBERTI DALLAGNOL
  • DHARA CRISTINA BEBER
  • LISIANE FÁTIMA SEIBEL
  • JERONIMO SARTORI

Resumo

Resumo: A escola se constitui como um ambiente de relações humanas e sociais, em que os indivíduos desenvolvem suas capacidades mentais e intelectuais, através de interações e de troca de experiências. Com o objetivo de compreender como ocorre a gestão educacional, no que diz respeito ao trabalho da coordenação pedagógica, foi realizada uma pesquisa de campo com seis coordenadores pedagógicos de escolas municipais e estaduais do Alto Uruguai Gaúcho. A pesquisa foi realizada sob a orientação do professores da disciplina Gestão e Organização da Educação do curso de Pedagogia, UFFS/Campus Erechim. O intuito consistiu em compreender como acontece a orientação por parte do coordenador pedagógico aos professores durante o processo de alfabetização. Os profissionais entrevistados trabalham na coordenação pedagógica das escolas por períodos que variam entre três meses e cinco anos. Quanto à formação desses profissionais, cinco possuem Licenciatura em Pedagogia e um em Letras, dos quais quatro profissionais têm especialização na área. Através das respostas aos questionários, pôde-se constatar pelas respostas que, algumas instituições de ensino lidam com a falta de professores, sendo que muitas vezes o coordenador atua em sala de aula para suprir a falta de professores e acaba não desempenhando a sua função de coordenar o processo pedagógico. Quanto as dificuldades enfrentadas, os pesquisados relatam a dificuldade de aprendizagem dos alunos, a dificuldade em trabalhar com as crianças que necessitam de atendimento especializado. E, enfatizam que é difícil lidar com alguns pais que querem ver os cadernos dos alunos cheios de atividades mecânicas, discorrem também sobre a dificuldade em trabalhar o lúdico na sala de aula para dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e a escrita no 1º ano. Diante disso, se quer enfatizar que o coordenador pedagógico possui papel fundamental para reconstruir as práticas educacionais, bem como refletir e questionar sobre os conteúdos que são ensinados aos alunos, auxiliando os professores na elaboração de atividades diferenciadas, na busca de materiais apropriados para ensinar determinados conteúdos, ou seja, de métodos de ensino que possam promover o desenvolvimento dos educandos. Lembrando que esse profissional que atua na coordenação é quem auxilia no atendimento das crianças e familiares para a resolução de conflitos, além de organizar os encontros de formação continuada tão importantes aos docentes de cada escola.

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Processo pedagógico. Professores.

Publicado
03-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino