INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÓGICA I E LÓGICA II NO CURSO DE FILOSOFIA
UMA NECESSIDADE ESPECÍFICA
Resumo
Este trabalho visa apresentar as características específicas dos CCRs Lógica I e Lógica II do curso de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, além do projeto Iniciação à docência em Lógica I e Lógica II, vinculado aos CCRs Lógica I e Lógica II, que tem por objetivo aprimorar a experiência do monitor no quesito ensino, além de também ajudar a aprimorar e desenvolver o desempenho dos acadêmicos matriculados nos CCRs acima citados – já que, se analisarmos os CCRs do tronco específico do curso de Filosofia, percebe-se claramente que Lógica I e Lógica II são aqueles em que os alunos encontram mais dificuldade, dada suas características específicas. Para tanto, em diálogo entre monitor e professor/coordenador do projeto, foram definidos processos e estratégias em vista da realização de tais objetivos. Tais estratégias consistiram no oferecimento de plantões com data, horário e local previamente combinados com os alunos (geralmente com 48h de antecedência), correção de listas de exercícios visando não só o auxílio ao professor (que, posteriormente, realizaria uma segunda correção), mas também o desenvolvimento das habilidades de correção e pontuação de atividades avaliativas por parte do monitor. Além disso, a atividade de corrigir as listas permitiu ao monitor um diagnóstico do desenvolvimento de cada aluno, percebendo no que estes tinham mais dificuldade e, por consequência, como a monitoria poderia ajudar a resolvê-las. Por fim, a monitoria em questão, por relacionar-se a uma área do conhecimento dentro da própria filosofia, a saber, a lógica, também foi uma riquíssima experiência de aquisição de conhecimento, que certamente será usada em futuros projetos pessoais do monitor em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.