INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÓGICA I E LÓGICA II NO CURSO DE FILOSOFIA

UMA NECESSIDADE ESPECÍFICA

Resumo

Este trabalho visa apresentar as características específicas dos CCRs Lógica I e Lógica II do curso de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, além do projeto Iniciação à docência em Lógica I e Lógica II, vinculado aos CCRs Lógica I e Lógica II, que tem por objetivo aprimorar a experiência do monitor no quesito ensino, além de também ajudar a aprimorar e desenvolver o desempenho dos acadêmicos matriculados nos CCRs acima citados – já que, se analisarmos os CCRs do tronco específico do curso de Filosofia, percebe-se claramente que Lógica I e Lógica II são aqueles em que os alunos encontram mais dificuldade, dada suas características específicas. Para tanto, em diálogo entre monitor e professor/coordenador do projeto, foram definidos processos e estratégias em vista da realização de tais objetivos. Tais estratégias consistiram no oferecimento de plantões com data, horário e local previamente combinados com os alunos (geralmente com 48h de antecedência), correção de listas de exercícios visando não só o auxílio ao professor (que, posteriormente, realizaria uma segunda correção), mas também o desenvolvimento das habilidades de correção e pontuação de atividades avaliativas por parte do monitor. Além disso, a atividade de corrigir as listas permitiu ao monitor um diagnóstico do desenvolvimento de cada aluno, percebendo no que estes tinham mais dificuldade e, por consequência, como a monitoria poderia ajudar a resolvê-las. Por fim, a monitoria em questão, por relacionar-se a uma área do conhecimento dentro da própria filosofia, a saber, a lógica, também foi uma riquíssima experiência de aquisição de conhecimento, que certamente será usada em futuros projetos pessoais do monitor em questão.

Biografia do Autor

Derócio Felipe Perondi Meotti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Licenciando do oitavo semestre em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista de Iniciação Científica do projeto "A Teoria da Obrigação em Thomas Hobbes" (Edital 281/UFFS/2015) entre 2015/2 e 2016/1. Bolsista de Iniciação Científica do projeto "Problemas e conceitos-chave de Teoria do conhecimento à luz da Filosofia da linguagem e das linguagens formais" (Edital FAPESC n.° 07/2015), entre 2017/1 e 2018/2. Estuda principalmente temas relacionados à metafísica, ontologia e epistemologia a partir das obras de Leibniz e Kant. Na área de Filosofia Política, estuda principalmente Hobbes e os problemas relacionados à Teoria da Obrigação.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino