IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • Claudia Terezinha Carasek Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus/Chapecó
  • Solange Maria Alves Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus/Chapecó

Resumo

Resumo: Como ocorrem os processos imaginários e criativos no cognitivo infantil? A partir de que momento a criança visualiza o mundo ao seu redor, compreende, internaliza, expressa e cria? A partir de tais indagações, este trabalho tem como objetivo o estudo e aprofundamento em torno do tema da arte, imaginação e criação na infância nas bases da teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano, orientado, portanto, pelo objetivo de compreender, no escopo dessa teoria, os processos imaginários e criativos da criança nos anos iniciais da educação escolar e como a escola, enquanto principal meio de acesso aos conhecimentos organizados, pode contribuir para o desenvolvimento do imaginário criativo da criança, fazendo disso ferramenta de desenvolvimento humano. Em termos metodológicos, este trabalho se efetivou por meio de pesquisa bibliográfica e de acordo com a estratégia da revisão integrativa, perseguindo elementos de diálogo nas obras: A Imaginação e a arte na infância, Psicologia pedagógica e Formação Social da Mente de Lev Vigotski. E, dentro dos parâmetros da temática e da base teórica, apoiou-se fundamentalmente nos estudos Angel Pino (2006), Andrea Zanella (2006), Adriana Maria Caram (2015) Newton Duarte (2008; 2014), Mariana de Cássia Assumpção (2014; 2016) e Lívia Pozza (2018). Tais estudos contribuíram sobremaneira para a tomada de consciência acerca da complexidade do tema e, sobretudo, para superar a visão ingênua que, em geral, perpassa as concepções sobre criação, imaginação e arte como capacidades ou habilidades inatas que, a grosso modo, tem contribuído para reduzir a compreensão do papel da arte na educação de crianças e mesmo o seu lugar na escola que, via de regra, tem se limitado a um componente curricular isolado com práticas que em nada ou muito pouco se ocupam das dimensões estéticas, imaginativas e criativas como elementos fundamentais do desenvolvimento do gênero humano em cada indivíduo.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino