O O CAMINHO PERCORRIDO PELO USUÁRIO DENTRO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SOB O OLHAR DOS PARTICIPANTES DO PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE

  • Dara Fernanda Tobaldini UFFS
  • Bruna Bertollo
  • Dandara Isabela Spies
  • Marta Kolhs
  • Mayara Luiza da Silva Lopes

Resumo

Este relato de experiência consiste em uma das atividades desenvolvidas pelo PET-saúde/interprofissionalidade, a qual foi nominada como “atividade sombra”. Esta se deu a partir de visitas ao Centro Saúde da Família (CSF) Leste, de Chapecó, para acompanhar o itinerário do usuário durante toda a sua permanência no serviço, bem como observação do fluxo de outros usuários que lá estavam. Através da observação consegue-se ter um panorama sobre o atendimento, e se através destes ocorre a interprofissionalidade. O objetivo da atividade foi acompanhar um usuário durante toda sua permanência no CSF, a fim de conhecer seu entendimento em relação ao processo saúde-doença, o funcionamento de serviço e, identificar se ocorre a interprofissionalidade no cotidiano de trabalho. As visitas foram realizadas por grupos de quatro a cinco participantes do PET, nos turnos matutino e vespertino, após a liberação da coordenação do CSF. Os usuários foram escolhidos aleatoriamente em sua chegada no CSF, que livremente, se dispuseram ser acompanhados em todos seus atendimentos no serviço. Durante as conversas com os usuários percebeu-se que, muitos deles, utilizam o CSF quando surgem sintomas que anunciam alguma doença, logo, dificilmente a procuram para ações de prevenção primária ou promoção da saúde, justificando não ser necessário, deixando evidente sua compreensão de que ser saudável resume-se a não estar doente. Outro ponto abordado, foi sobre a satisfação dos usuários referente aos serviços oferecidos na unidade, sobre os quais obteve-se muitas respostas positivas, especialmente em relação ao atendimento e das consultas medicas. Por outro lado, as manifestações negativas estavam relacionadas ao tempo de espera no agendamento de consultas; sobre a divergência de informações sobre o funcionamento da CSF; a rotatividade dos profissionais no serviço quebrando vínculos entre profissionais e usuários. No acompanhamento dos usuários percebeu-se que muitos seguem corretamente os fluxos de atendimento, desde a recepção até a retirada de medicamentos na farmácia da unidade. Contudo notou-se que a interprofissionalidade ainda é falha, visto que os profissionais não compreendem por completo o trabalho do outro profissional. O CSF atende a uma população com grandes diferenciações social/econômico, a qual possui necessidades distintas, levando os usuários a reconhecer o CSF como seu principal e único serviço de saúde, desafiando a equipe a trabalhar de forma interprofissional, buscando atender as necessidades destes usuários. Por fim, esta atividade proporcionou ao grupo do PET a possibilidade de conhecer as diferentes percepções dos usuários e dos profissionais com relação aos serviços oferecidos e como eles ocorrem.

Publicado
04-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura