RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE TRABALHAR COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES.

  • Eduarda Natalia Albuquerque UFFS

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de docência do Estágio Curricular Supervisionado II de Licenciatura em História, que ocorreu com duas turmas da segunda série do Ensino Médio. A experiência de docência faz parte do Programa da Residência Pedagógica, instituído e financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2018, o programa tem como objetivo aperfeiçoar a formação do discente, mantendo um contato frequente com a escola e os alunos, com isso ele poderá desenvolver um seguimento das atividades e da observação dos discentes, auxiliando na compreensão das prática didáticas na docência. O estágio foi realizado durante a sétima fase da graduação de Licenciatura em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no período de 01 de abril de 2019 á 29 de abril do mesmo ano, na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, localizada em Chapecó, SC. Relacionando o processo de ensino e aprendizagem com as teorias que envolvem a educação brasileira, pensando na realidade dos alunos e como a mesma influência no processo de ensino/aprendizagem. Para essas análises serão utilizados as normas que regulamentam a educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) e a Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 da CAPES, além de autores como Virginia Fontes, Leandro Karnal e Circe Bittencourt que apresentam escritos sobre a educação e a didática em sala de aula. Auxiliando na compreensão da realidade do aluno como fator transformador do processo de aprendizagem do estudante, além da necessidade de adequar o conteúdo trabalhado com o tempo presente, envolvendo a sociedade em que eles vivem para aproximar os assuntos trabalhados na sala de aula, possibilitando aos alunos um maior interesse e introduzindo-os na sociedade, com pensamento crítico em relação aos debates na atualidade.

 

Palavras-chave: Estágio; Docência; CAPES.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino