A MEMÓRIA POPULAR EM ESCOLAS DO CAMPO
Resumo
Resumo: O referido trabalho tem por objetivo contribuir no resgate da memória
popular de um morador do campo, que por meio da oralidade traz à tona suas
narrativas como forma de evidenciar a identidade cultural do local, proporcionando
subsídios para novas práticas metodológicas que valorizem o contexto cultural das
populações do campo, em especial da comunidade de Barra do Lontra, situada no
município de Salto do Lontra, Paraná. Desta maneira, pretendemos investigar como
o narrador, por meio da sua memória, resgata suas experiências de vida e de outros
colonos. Refere-se também, a fatos de colonização da sua comunidade, como a luta
pela apropriação da terra por parte dos camponeses contra a Empresa Citla e seus
jagunços que resultaram na Revolta dos Posseiros de 1957. Para realização desta
pesquisa, utilizamos a metodologia da história oral como meio de criar fontes para o
estudo, tendo como referência teórica Walter Benjamin. Trabalhamos com os
conceitos de história, memória e narrativa, analisadas a partir de memórias
relatadas pelo morador do campo e estudos sobre a revolta dos posseiros. No caso
específico desta pesquisa, entrevistamos um morador que há muito tempo reside na
comunidade e vivenciou de perto os principais acontecimentos históricos de sua
época. O depoimento do narrador foi importante para contribuir com a preservação
da memória local, além de fornecer fonte para um trabalho pedagógico voltado para
as escolas da educação do campo, com a finalidade de contribuir para que a
população se aproprie dessa memória que de outra forma poderia cair no
esquecimento.
Palavras-chaves : Memória popular. Educação do campo. História oral. Narrativas.
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