SEMINÁRIO INTERNACIONAL

DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Rose Cátia Tonak Alves da Silva UFFS
  • Milena Escher UFFS
  • Adriana Salete Loss UFFS

Resumo

O “Seminário Internacional: Inclusão de indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, imigrantes e setores populares da universidade” realizado nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho de 2019, surgiu a partir do projeto titulado “CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CEFORP - Estudos sobre interculturalidade na universidade” com ênfase nas populações indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência. Este projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, que visa por meio das relações de internacionalização e de projetos conjuntos de pesquisa, entre instituições brasileiras e estrangeiras aprofundar as questões relativas às permanências dos Setores Populares na Universidade, ingressos por meio das políticas que ampliam e democratizam o direito ao acesso ao Ensino Superior. As pesquisas tiveram a participação de alguns docentes, servidores e discentes da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim, com a parceria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Universidad Nacional de Missiones – UNaM – Facultad de Humanidades Y Ciencias Sociales, Universidade de Passo Fundo – UPF – e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Com este trabalho, surgiu a necessidade de promover um movimento científico e pedagógico para o reconhecimento efetivo das populações indígenas e quilombolas, de modo especial para a UFFS por ser uma universidade jovem em seus espaços, no intuito de mobilizar os docentes à formação e construção de propostas didático-pedagógicas e aos gestores para a elaboração de políticas institucionais para a permanência dos estudantes indígenas, pretos e, também com deficiências, com objetivo de constituirmos a inclusão na Universidade. O evento teve como problemática “Quais são as urgências no contexto atual frente à inclusão no Ensino Superior?”, e a sua programação conteve palestras e diálogos que buscaram investigar sobre as políticas, programas e práticas institucionais das universidades em estudo com relação à inclusão de estudantes indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, outros grupos dos setores populares, migrantes e imigrantes, de modo, a identificar as urgências frente à inclusão no Ensino Superior.  O Seminário foi um momento significativo de diagnósticos referentes ao tema da inclusão no Ensino Superior, a partir dele foi possível identificar muitos desafios a serem enfrentados pelas instituições que objetivam em seus projetos dar voz aos sujeitos que muitas vezes são invisíveis à sociedade. As instituições participantes da investigação têm trabalhado muito, principalmente no que tange à sensibilização para o tema e na busca de recursos (sejam de ordem material, pedagógica e de infraestrutura). Ao final do evento, surgiu o desafio de pensarmos sobre nossas consciências reais e consciências possíveis: em que ponto da consciência nos encontramos nas ações afirmativas de inclusão? Será que estamos trabalhando, em nossas instituições, para nos aproximar da consciência possível, do que queremos como inclusão? O que entendemos por inclusão em nossas instituições? Por fim, foi diagnosticado de que é necessário pensarmos questões que versem sobre o currículo para a inclusão; o trabalho pedagógico nas instituições de Ensino Superior; a formação continuada de todos os segmentos das IES; a saúde dos sujeitos (estudantes, professores, técnicos, gestores), principalmente atentando para a saúde emocional e mental.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura