AVALIAÇÃO DE CONSTITUINTES DO SISTEMA PURINÉRGICO E DE PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS EM COMPONENTES SANGUÍNEOS E BIÓPSIA DE PACIENTES COM CÂNCER DE COLO UTERINO

  • Marta Schmidt Pfaffenzeller UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Luiza Mukai Francios
  • Angélica Almeida
  • Anne Liss Weiler
  • Daciele Paola Preci
  • Millena Daher Medeiros Lima
  • Paulo Filipe Pereira
  • Adriana Wagner
  • Andreia Machado Cardoso

Resumo

O câncer de colo uterino (CCU) é o quarto tipo de câncer mais incidente no mundo, tornando-se uma problemática na saúde pública da população brasileira e mundial. Vários fatores estão envolvidos nesse tipo de câncer, incluindo fatores intrínsecos e relacionados ao processo inflamatório, como os níveis de nucleotídeos e e nucleosídeos de adenina, componentes do sistema purinérgico. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar a atividade e expressão de componentes   do sistema em pacientes com diagnóstico de CCU. Também serão analisados os níveis de citocinas pró e anti-inflamatórias circulantes. Para tanto, haverá um grupo de pacientes com CCU (n=50) e um grupo controle (n=50).  As pacientes e indivíduos controle serão selecionados por médico oncologista ou ginecologista. Aqueles que 

tiverem resultado positivo para CCU ou que puderem fazer parte do grupo controle, serão convidados a realizarem coleta única de sangue periférico e a doarem parte da biópsia coletada para diagnóstico. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, as amostras de linfócitos, plaquetas, soro serão coletadas por punção venosa (30 ml) em pacientes com diagnóstico de CCU previamente à remoção cirúrgica do tumor, sem história familial da doença; e em mulheres saudáveis, na mesma faixa etária. A atividade das enzimas será avaliada por método bioquímico colorimétrico e a expressão de enzimas e receptores será avaliada por meio da técnica de Western blot. Os níveis de citocinas pró e anti-inflamatórias nas amostras de soro serão determinados por meio de de citometria de fluxo, e os níveis de nucleotídeos (ATP, ADP e AMP) e adenosina circulantes através de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Os dados obtidos serão analisados pelos métodos estatísticos de ANOVA, teste de Wilcoxon, e pelo método de Pearson para a verificação da correlação entre as variáveis pesquisadas. Acredita-se que os resultados obtidos através da realização deste estudo sejam fundamentais para elucidar os aspectos fisiopatológicos relacionados com a sinalização purinérgica que podem estar envolvidos no desenvolvimento do CCU. Ressalta-se que o estudo da fisiopatologia do CCU é de fundamental importância para o diagnóstico e tratamento dessa doença, buscando diminuir a mortalidade e reduzir os gastos públicos. Além disso, espera-se desvendar as implicações do sistema purinérgico no CCU e que isto possa se tornar uma importante ferramenta para sugerir novas possibilidades terapêuticas.

Biografia do Autor

Maria Luiza Mukai Francios

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC. 

Angélica Almeida

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Anne Liss Weiler

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Daciele Paola Preci

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Millena Daher Medeiros Lima

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Paulo Filipe Pereira

Discente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.

Adriana Wagner

Graduada em Medicina pela UniversidadeFederal de Santa Maria (UFSM). Possui residência Médica e Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências, Área de Obstetrícia, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é docente do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó-SC; Docente do Curso de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e atua como Médica Ginecologista e Obstetra junto à Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.

Andreia Machado Cardoso

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Desenvolve pesquisas envolvendo a sinalização purinérgica desde 2011 com enfoque nos seguintes temas: exercício físico, hipertensão, câncer e sepse. 

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa